Folia e segurança

0comentário

Tudo pronto para mais um Carnaval no Maranhão. Com vasta programação cultural e esquema de segurança montado para garantir uma festa tranquila, a expectativa é que a alegria prevaleça em todo o estado. Na região metropolitana de São Luís, haverá cobertura policial maciça nos shows no circuito do Centro, nos desfiles na Passarela do Samba e nos eventos carnavalescos nos bairros. No interior, o policiamento também foi reforçado, com o intuito de garantir a tranquilidade nos pontos de concentração da folia.

Ao todo, 2.332 policiais atuarão na segurança do Carnaval no Maranhão. Na capital, 600 homens se revezarão a cada noite. Centenas de viaturas e motocicletas darão suporte às operações. O Batalhão de Choque também estará nas ruas para agir em ocorrências de maior gravidade, se necessário. Os plantões da Polícia Civil estarão de prontidão para o registro de queixas, com delegados e agentes orientados a prestar a melhor assistência possível aos foliões que recorrerem aos seus serviços.

A Polícia Militar contará com um comando central montado na área da Praça Deodoro, cinco contêineres para triagem de pessoas detidas e seis torres de monitoramento em pontos estratégicos de grande concentração popular. Com essa estrutura, a PM pretende prevenir e combater eventuais casos de violência no circuito do Centro, que ontem reuniu dezenas de milhares de brincantes no show da banda Monobloco, primeira atração a se apresentar na programação festiva montada pelo Governo do Estado. O esquema se repetirá do dia 1º ao dia 4, quando subirão ao palco, respectivamente, a cantora Daniela Mercury, os cantores Diogo Nogueira e Israel Novaes e a banda Paralamas do Sucesso.

O policiamento foi intensificado na Madre Deus, tradicional reduto do Carnaval em São Luís. Desde a noite de ontem, policiais estão de prontidão para agir em cada ponto de apresentação. O contingente foi reforçado com os militares aprovados no último concurso público para a tropa. Nos demais bairros, a PM também estará presente, realizando rondas permanentes, a fim de coibir assaltos, tráfico de drogas, homicídios e outros crimes. A Operação Corredor Seguro, deflagrada no dia 7 deste mês e que segue por tempo indeterminado em pontos estratégicos da capital, também estará em pleno andamento, para reprimir assaltos a ônibus, roubos e furtos a veículos e a pessoas.

Os foliões que forem à Passarela do Samba, cuja programação se estenderá do próximo dia 27 ao dia 4 de março, também contarão com um esquema policial especial para assistir aos desfiles das agremiações com tranquilidade. As equipes estarão posicionadas em locais estratégicos no Anel Viário e entorno. Qualquer princípio de tumulto será reprimido de forma ágil e enérgica. Como o trânsito na área estará alterado, serão montadas barreiras para coibir eventuais violações cometidas por motoristas.

As operações policiais para o Carnaval foram planejadas minuciosamente, com base em levantamento das áreas mais propensas à violência e dos crimes de maior incidência. Com efetivo ampliado e aparato adequado, as forças de segurança terão mais condições de combater a violência. Tudo para que a festa tenha o saldo mais positivo possível.

Editorial publicado nesta segunda-feira em O Estado do Maranhão

Sem comentário para "Folia e segurança"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS