Aumento da frota: trânsito à beira do colapso

6comentários

Há alguns anos se discute o impacto que o aumento cada vez mais significativo da frota de veículos tem causado no trânsito de São Luís. Todos os meses, milhares de carros ganham as ruas e avenidas da cidade, ocasionando congestionamentos quilométricos e tornando árdua a tarefa de ir e vir de um ponto a outro da capital.

Apesar da aparente preocupação que desperta, o crescimento vertiginoso da frota ainda não mereceu a devida atenção das autoridades responsáveis pela gestão do sistema de trânsito em São Luís. Não se tem notícia da adoção de medidas efetivas para reverter o quadro. Se não há previsão de investimentos a curto prazo na construção de novas vias, pelo menos deveriam ser tomadas outras providências para amenizar os efeitos do excesso de veículos em circulação.  

Sem uma estrutura viária capaz de dar fluidez ao tráfego cada vez mais intenso, a cidade tem avenidas que refletem o caos, a qualquer hora do dia, a exemplo da Jerônimo de Albuquerque, a maior e mais movimentada de todas. Até mesmo nas vias antes consideradas alternativas, como a avenida Luiz Rocha, que passa pela Liberdade, Monte Castelo, em direção à Alemanha, já se observa um processo de estrangulamento, principalmente nos horários de pico.

Além dos congestionamentos, o número elevado de veículos nas ruas favorece a ocorrência de acidentes. Isso porque as vias da cidade não estão preparadas para tamanho fluxo. Na maioria dos pontos, a sinalização deixa a desejar e são raras as campanhas de conscientização de motoristas e pedestres. Resultado: o número de mortes no trânsito só tem aumentado nos últimos anos.

Ainda há tempo para corrigir as falhas e tornar o trânsito de São Luís organizado e, acima de tudo, seguro. Antes que a situação fique insustentável, as autoridades devem agir de forma imediata e competente. Só assim, pode-se evitar desperdício de tempo e, principalmente, perdas de vidas humanas.

Foto: Douglas Jr./O Estado do Maranhão

6 comentários para "Aumento da frota: trânsito à beira do colapso"


  1. o amigo da onça

    Daniel, como tenho certeza que tú NÃO TENS RABO PRESO com Castelo, acredito que meu comentário será publicado neste espaço REALMENTE democrático.

    -Com frequencia me prgunto, Deus existe?
    Muitas vezes chego a realmente acreditar que exista , mas, vendo um individuo como João Castelo chegar à completar 72 anos de idade, isto é, permanecer por 72 anos na face da terra perpetrando TODAS as canalhices possíveis e imaginárias, concluo em definitivo que Deus Não existe, já o Diabo, este com a mais absoluta das certezas existe, pois e existência de um ser desprezivel como Castelo é a prova insofismável disso.

  2. ricardo

    E vc queria o que de uma Cidade onde a Prefeitura nao investe 1 centavo no sistema viario a décadas.
    OH Cidade INFELIZ COM PREFEITO !!!!!!!!!!!!

  3. Beatriz

    É interessante observar como os jornalistas têm um EGO tamanho gigante! Quem te disse que sabes alguma coisa sobre trânsito? Essa posição de guadião da verdade e de querer dar a sua opinião pessoal sobre tudo, é ridícula. Vcs não sabem fazer jornalismo! Voltem para a universidade, se é que fez! Professora Esther, por favor ajuda esses blogueiros que têm a mania de querer se meter no trabalho de todos e ainda dar opiniões…

    Resposta: não precisa ser nenhum expert para constatar que o trânsito de São Luís é caótico. Dirijo todos os dias nesta cidade e posso garantir a você que está cada vez mais difícil se locomover de carro.

    Sobre minha passagem pela universidade, sugiro a você que faça uma pesquisa na lista de aprovados do curso de Jornalismo da UFMA no primeiro semestre de 1998. Com certeza verá o meu nome entre os primeiros colocados.

  4. JULIO CESAR

    COMO QUE TU QUERES QUE A PREFEITURA RESOLVA OS PROBLEMAS DO TRANSITO EM SÃO LUIS,SE A TUA GOVERNADORA SEQUESTROU OS RECURSOS DOS CONVÊNIOS FIRMADOS ENTRE A PREFEITURA DE SÃO LUIS E O GOVERNO JACKSON LAGO PARA CONTRUÇÃO DE 2 VIADUTOS E O PROLONGAMENTO DA AV LITORÃNEA?? ME RESPONDE !!
    COM A CONTRUÇÃO DESSAS 3 OBRAS COM CERTEZA O TRANSITO EM SÃO LUIS VAI FICAR BEM MELHOR,MAS O GOVERNO DA SENHORA ROSEANA SARNEY NÃO QUER…AI SO ESPERANDO 2010.

  5. SEBASTIAO SANTOS

    NOSSA CIDADE A MUITO TEMPO CARECE DE POLITICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA O PLANEJAMENTO VIÁRIO QUE DÊ AOS CIDADÃOS UMA MELHOR CONDIÇÃO DE PERCORRER VIAS PÚBLICAS DE FORMA SATISFATÓRIA.
    CADÊ O GOVERNO DO AGORA VAI, AGORA VAI… PRECISAMOS EM SÃO LUÍS DE HOMENS PÚBLICOS QUE RESOLVAM AS SITUAÇÕES PRECÁRIAS DE CADA COMUNIDADE: FALTA ÁGUA, FALTA, LUZ, FALTA AVENIDAS PARA DESAFOGAR O TRÂNSITO, FALTA RUAS QUE POSSIBILITEM DESAFOGAR AS AVENIDAS, FALTA ASFALTO, FALTA COLETA DE LIXO, FALTA EDUCAÇÃO PARA GRANDE PARTE DO POVO, FALTA SEGURANÇA (A GUARDA MUNICIPAL NÃO DÁ SEGURANÇA NEM NOS PRÉDIOS PÚBLICOS MUNICIPAIS), FLATA VERGONHA NA CARA, PRICIPALMENTE DOS HOMENS PÚBLICOS…

  6. STENIO JOHNNY

    Hello Daniel, sou leitor assíduo do seu blog, não ligue para os que lhe criticam, vc alem de blogueiro, e um autentico jornalista, por tanto não ligue pra esses balaios derrotados, que hoje de alguma forma, estão mamando nas tetas dessa desastrosa administração municipal.
    Quanto ao problema do transito em São Luis, eu posso dizer o seguinte. Enquanto não tivermos um prefeito serio, com a visão voltada para os problemas da cidade, e que não seja comprometido com os empresários como e o caso de Castelo, São Luis, será um caos não só no transito, mas em todos os setores. E necessário que esse mala sem alça comece a trabalhar em São Luis, da mesma forma que ele vem trabalhando na reconstrução da Química Norte que e de sua propriedade. No caso especifico do transito, têm que ser construídas novas avenidas. O que aconteceu nos últimos vinte anos os prefeitos se preocuparam muito em vender terrenos para as construtoras edificarem os prédios que ai estão, e se esqueceram do mais importante, construir novas vias de acesso para pelo menos diminuir a problemática do transito na capital, congestionado devido ao aumento do número de veículos que circulam na cidade. Preciso que alguém fale isso pra esse mala que infelizmente se elegeu prefeito. São Luis precisa com urgência de novas avenidas. Mas ele, (O MALA), só pensa em fazer política e dinheiro no bolso, e o povo que se exploda. Castelo só quem não ti conhece ti compra mercadoria estragada. Rsrsrsrsrsrsrsr.

    Resposta: Obrigado, Stenio, leio todos os seus comentários e fico satisfeito com suas contribuições ao blog. Espero continuar merecendo sua atenção. Forte abraço.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS