A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), retomou nesta terça-feira (28) a ação de padronização do comércio informal. Foram entregues 100 barracas aos vendedores ambulantes que atuam na Praça Deodoro e que foram cadastrados no ano de 2013.
Na oportunidade, ocorreu a assinatura do termo de permissão de uso do espaço público, que garante a permissão do uso exclusivo da barraca padronizada ao ambulante, para fins de comércio informal, e veda sua utilização para qualquer outra atividade, bem como a sua cessão ou transferência, para pessoa estranha ao termo.
O documento foi assinado pelo secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Diogo Diniz Lima, e pelos 100 vendedores beneficiados com a entrega dos equipamentos. O presidente do Sindicado dos Vendedores Ambulantes de São Luís, José de Ribamar Ferreira, acompanhou a entrega e elogiou a postura do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e do secretariado municipal em dialogar com a categoria.
De acordo com o termo de permissão de uso do espaço público, é de responsabilidade da Prefeitura de São Luís o fornecimento, gratuito, da barraca padronizada ao vendedor ambulante, com a perspectiva de delimitação do ponto para exploração de atividade de comércio informal; assim como a fiscalização do uso correto do espaço e do equipamento.
Do outro lado, cabe ao vendedor ambulante utilizar o espaço e a barraca, no prazo e condições estipulados no termo de permissão; manter o espaço permitido em perfeito estado de conservação, higiene, limpeza, inclusive os espaços do entorno, sendo de inteira responsabilidade do vendedor ambulante as conseqüências decorrentes do seu descumprimento; além de zelar pela conservação do espaço e da barraca, sendo proibida a descaracterização de sua padronização.
O objetivo nessa primeira etapa da ação é que sejam entregues 400 barracas aos comerciantes informais, o que marca o início do programa de padronização e melhoria do comercio informal da cidade. A previsão é que todas as barracas sejam entregues até o final desta semana.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Parabéns aos trabalhos!!!!!!
Ficou legal essa padronização, da um ar de organização nos pontos de venda, até pq o centro historico é visitado por muitos turistas, boa ideia!
Muito bom esse iniciativa da prefeitura, assim o maior centro comercial de São Luís pode ter uma nova cara, melhor organização. Espero que possam cada vez mais melhorar esse espaço!!!
Ficaram bem legais as barracas, outros comerciantes também estão querendo para realizar seus trabalhos. Estou tentando saber como consigo uma p/ minha tia, que também é vendedora. Ela não se cadastrou na época…