Do Uniblog
O Ministério de Educação (MEC) anunciou a suspensão de ingresso de novos alunos em 270 cursos de graduação do país, seis deles no Maranhão. A medida já vale para os atuais processos seletivos. A lista completa das instituições foi publicada nesta sexta-feira (6) no Diário Oficial da União.
No Maranhão, foram suspensos os seguintes cursos:
Ciências Contábeis, da Faculdade Estácio de São Luís (São Luís).
Ciências Contábeis e Administração, da Faculdade Maranhense São José dos Cocais (Timon).
Ciências Contábeis e Direito, da Faculdade do Vale do Itapecuru (Caxias).
Ciências Contábeis, da Faculdade de Imperatriz (Imperatriz).
Veja a lista completa divulgada pelo MEC nesta sexta-feira
Avaliação
A avaliação foi definida com base nos indicadores de qualidade do ensino superior referentes a 2012: Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos (IGC).
Em uma escala até 5, os conceitos 1 e 2 são considerados insatisfatórios.
Os 270 cursos com CPC insatisfatório em 2009 e 2012 representam um corte de 44.069 vagas de administração, ciências contábeis, direito, comunicação social e demais cursos nas áreas de humanidades.
Do total de cursos, 152 (24.828 vagas) apresentaram tendência positiva, com melhora contínua de no mínimo dois décimos em 2009 e 2012. Outros 118 (19.241 vagas) tiveram tendência negativa, sem avanço nos indicadores.
O que fazer?
Em 60 dias, os cursos mal avaliados devem investir em dedicação integral e titulação dos profissionais.
Em 180 dias, por readequação da infraestrutura e do projeto pedagógico.
Números da Investigação
Em 2012, foram avaliados 8.184 cursos — sistemas federal, estaduais e municipais, tanto públicos quanto privados — nas áreas de ciências aplicadas, ciências humanas e áreas afins, além dos eixos tecnológicos de gestão e negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design.
Desse total, 5.888 integram o sistema federal — instituições federais e particulares.
Obtiveram CPC satisfatório 4.616 cursos: 4.255 em instituições particulares e 361 nas federais. Tiveram conceito insatisfatório 728 de instituições particulares e 33 das federais.
Com informações do MEC