Após golpe da falsa conta de energia, multas de trânsito fictícias também são enviadas a condutores no Maranhão

0comentário
Golpes consumados e tentativas de golpes com envio de multas de trânsito falsas a condutores são cada vez mais recorrentes no Maranhão

Depois do golpe da falsa conta de energia elétrica, que causou prejuízos a um número expressivo de pessoas no Maranhão, condutores de veículos da capital e do interior do estado também estão recebendo multas de trânsito fictícias em seus endereços residenciais ou por meio de mensagens de celular. Um motorista entrou em contato com o autor deste blog nessa segunda-feira (7) para relatar a tentativa de fraude da qual foi vítima.

O cidadão contou que recebeu em seu telefone celular uma mensagem com logotipo do Governo Federal informando que o sistema do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) identificou uma fração gravíssima vinculada à sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), cometida em 22 de abril de 2024.

A suposta violação foi a seguinte: transitar em marcha ré, salvo em pequenas manobras, que, segundo determina o Código de Trânsito Brasileiro (CRB), resulta em multa no valor de R$ 108,02 (cento e oito reais e dois centavos) e na perda de seis pontos na CNH. Outras consequências seriam o bloqueio e a suspensão da CNH caso a situação não fosse regularizada até 5 de janeiro de 2025 e posterior alerta para que a carteira fosse retida em postos de fiscalização.

Além disso, todos os veículos registrados no CPF do “autor” estariam sujeitos a paradas em radares inteligentes, podendo gerar novas multas, restrições administrativas e complicações.

Casos recorrentes

Convicto de que fora vítima de um golpe, o condutor se dirigiu ao posto do DETRAN no Viva PROCON, em um shopping center de São Luís, onde confirmou a inexistência da multa, ou seja, tratava-se de uma fraude. Na conversa com o atendente, foi informado de que várias pessoas têm comparecido diariamente ao departamento de trânsito com a mesma queixa.

Outro motorista contou ao blog que recentemente recebeu em casa uma suposta multa indicando que ele cometeu uma infração de trânsito ao subir a Avenida Pedro II, a partir da Avenida Beira-Mar, no Centro, quando o trecho estava interditado. Ele contesta a penalidade e informou que também vai procurar o DETRAN para esclarecer e solucionar o caso.

Abaixo, print da falsa multa enviada ao condutor que constatou a tentativa de golpe ao se dirigiu ao DETRAN:

Sem comentário para "Após golpe da falsa conta de energia, multas de trânsito fictícias também são enviadas a condutores no Maranhão"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS