O Disque-Denúncia é um serviço de combate ao crime, que opera muitos estados no Brasil. Entretanto, o contrato com a empresa que coordena o serviço (CONCATENA – Soluções em TI e Comunicação) acaba no próximo dia 15 de novembro e não há até momento informação de que o mesmo será renovado. Alguns funcionários do programa de combate a impunidade e ao crime já receberam até o aviso prévio.
Funcionando no Maranhão desde o dia 2 de junho de 2008, os telefones da central Disque Denúncia tocaram mais de 56 mil vezes. Do outro lado da linha, pessoas de todo o estado tentando dar um ponto final em atos que julgam ilegal.
Na Central de Atendimento, profissionais de tele marketing permanentemente treinados entrevistam os denunciantes e trabalham 24 horas para que as denúncias cheguem até os órgãos competentes e possam dessa maneira ser resolvidas.
Denúncias sobre tráfico de drogas, poluição sonora, maus tratos, roubo e homicídio são alguns dos mais de 161 tipos de irregularidades que a Central do Disque Denúncia recebe todos os dias. Ao longo do primeiro ano, abusos contra crianças, adolescentes e mulheres foram interrompidos, traficantes foram presos, presidiários foram recapturados e assaltos deixaram de acontecer. Uma prova de que o serviço adquiriu a confiança da sociedade e está dando certo.
Só no primeiro bimestre de 2011 foram mais de 2 mil e 500 denúncias feitas. Já ajudamos a resolver milhares de casos, registramos mais 20 mil denúncias, cerca de 35 mil atendimentos e chegamos a mais de 16 mil e 500 horas ininterruptas de serviços prestados à população.
Entretanto, esses resultados não são méritos apenas de nossa entidade. Ela nada poderia fazer – nem teria razão para existir – se não fosse pelos cidadãos que, de forma absolutamente anônima, nos dão as pistas necessárias para que possamos auxiliar o trabalho da polícia.
Os casos que foram resolvidos e as tantas centenas que não aconteceram graças às ligações do Disque Denúncia, são uma prova que a população não está mais disposta a aceitar a impunidade e a omissão. Demonstram que somos a arma de que o cidadão dispõe para que a atividade criminosa em nosso estado seja para quem a pratica, cada dia mais difícil, cada vez mais perigosa e sempre passível de punição.
No Maranhão, as denúncias podem ser feitas pelos números 3223 5800 (capital) e 0300 3135 800 (interior).