Espaço nobre, instalado no Campus Renascença, exibe bustos e placas em reconhecimento a José Sarney, José Reinaldo Tavares e Joaquim Itapary
A Universidade Ceuma inaugurou, nessa sexta-feira (20), no Campus Renascença, a Praça da Gratidão, espaço físico que simboliza o reconhecimento a todas as figuras humanas que marcaram a história da renomada instituição de ensino superior, que em 2024 completou 34 anos de bons serviços prestados ao Maranhão, por meio da formação acadêmica, e de relevante contribuição para o desenvolvimento do estado.
Idealizada pelo fundador e mantenedor, Mauro Fecury, ex-prefeito de São Luís, ex-senador da República e ex-deputado federal, a Praça da Gratidão tem como elementos mais representativos os bustos do ex-presidente José Sarney, do ex-governador e ex-ministro dos Transportes José Reinaldo Tavares e do intelectual, escritor, membro da Academia Maranhense de Letras (AML) e ex-deputado estadual Joaquim Itapary (in memorian).
A cerimônia de inauguração contou com as presenças ilustres dos homenageados José Sarney e José Reinaldo Tavares e do secretário municipal de Cultura de São Luís, Maurício Itapary, representando o pai, Joaquim Itapary, morto no último dia 29 de julho, aos 88 anos. Familiares e amigos dos agraciados e membros de todos os segmentos acadêmicos participaram do grandioso ato.
Outros nomes de destaque, como o ex-senador e ex-deputado federal Clóvis Fecury, o ex-deputado estadual Fábio Braga e o escritor, jornalista, historiador, advogado, ex-deputado estadual e imortal da AML, Benedito Buzar, também prestigiaram a solenidade, que contou com as apresentações do Coral Ceuma e da Banda do Bom Menino, do Convento das Mercês.
O ex-governador e atual secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos, José Reinaldo Tavares, se disse muito feliz, grato e honrado com a homenagem. Ele relembrou a sua história de vida ao lado de Mauro Fecury, com quem dividiu os bancos escolares, no Liceu Maranhense, atuou junto como atleta de basquete e cursou Engenharia Civil, na Universidade Federal do Ceará. José Reinaldo não escondeu a emoção pela amizade admirável que ambos conservam intacta e fortalecida até os dias de hoje.
Como bem ressaltou a reitora da Universidade Ceuma, Cristina Nitz, ao inaugurar a praça, a Universidade Ceuma acrescenta à sua história um espaço dedicado a um dos sentimentos mais nobres: a gratidão. Um espaço que se apresenta como símbolo de valores humanos.
“A universidade, em seus 34 anos, celebra, não apenas a sua história de pioneirismo no ensino superior, mas também o reconhecimento a pessoas que marcaram profundamente a nossa comunidade, o nosso estado, a universidade e a família dos nossos mantenedores”, assinalou.