O médico, professor universitário e ex-, reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Natalino Salgado Filho foi homenageado com uma placa pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, regional Maranhão, em reconhecimento aos bons serviços prestados à especialidade no estado. A reverência ocorreu durante o V Simpósio Endocardiorrenal, realizado nos dias 22 e 23 deste mês, no Hotel Premier, na Ponta d’Areia, em São Luís.
O V Simpósio Endocardiorrenal foi realizado em conjunto pelas regionais maranhenses da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), da Sociedade Brasileira de Cardiologia SBC) e da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). O evento reuniu palestrantes da área médica de renome estadual e nacional, que abordaram as inovações do tratamento de pacientes nas respectivas áreas, provendo a interação profissional em prol das melhores práticas da medicina.
Sobre o simpósio, Natalino Salgado parabenizou os presidentes locais da SBD, da SBC e da SBN pela iniciativa e destacou a importância da reativação da conferência para trabalhar às conexões da ciência nas três áreas e, ao mesmo tempo, promover o contato dos estudantes de Medicina participantes com a prática. “É muito importante termos o conhecimento científico atualizado e o simpósio tem esse objetivo”, frisou.
Ao receber a homenagem, Natalino Salgado disse ter ficado extremamente grato por ter sido alvo da distinção. Ele relembrou a história de bons feitos que ajudou a construir na atividade como médico nefrologista, tempo marcados por muitas conquistas, de forma pioneira, como a realização da primeira hemodiálise no Maranhão, em 1978, e da sua participação na primeira cirurgia de transplante renal no estado
Ele também mencionou a sua contribuição como educador, no curso de Medicina da UFMA, e como reitor da instituição por três mandatos na mesma instituição. Natalino Salgado lembrou que foi o fundador e primeiro presidente da regional da Sociedade Brasileira de Nefrologia no Maranhão, que iniciou suas atividades em 1982.
Trajetória
Natalino Salgado Filho nasceu em 25 de julho de 1946, no município de Cururupu (MA), filho de Natalino Salgado e Ivete Caldeira Salgado. Após concluir a educação elementar em Cururupu, transferiu-se para São Luís para cursar o ginasial e o científico no Colégio de São Luiz. Em 1973, graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão. Fez residência em Clínica Médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e em Nefrologia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Hospital Pedro Ernesto).
Em 1975, ingressou no Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social, atualmente incorporado no Ministério da Saúde. Em 1978, fundou o Serviço de Nefrologia do Estado do Maranhão, foi responsável por trazer para São Luís o primeiro rim artificial e realizar o primeiro procedimento de hemodiálise do Estado do Maranhão. Em 1980, fundou a primeira Residência Médica no Estado do Maranhão.
Mestre em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-1987), e, na mesma instituição, concluiu seu doutorado (1994). Especializou-se em Clínica Médica, Nefrologia, Didática de Nível Superior, Imunologia e Capacitação Gerencial de Dirigentes Hospitalares durante a carreira.
Professor titular do Departamento de Medicina do Centro de Ciências Biológicas da Saúde da UFMA, é também docente de diversos Programas de Pós-graduação na Universidade Federal do Maranhão, como os Programas de Ciências da Saúde e Saúde do Adulto e da Criança.
Fundador e primeiro Presidente da Sociedade Maranhense de Nefrologia e membro do Departamento de Nefrologia Clínica da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Foi Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia no biênio 2007-2008. Em 1989, presidiu o Conselho de Cogestão do Hospital do Instituto de Presidência do Estado do Maranhão – IPEM. Foi Presidente da Comissão de implantação do Hospital Universitário, em 1990/1991. Com a criação do Hospital Universitário/UFMA, integrou seu Conselho Administrativo (1990-1994) e chefiou o Serviço de Nefrologia (1991-2010). Foi diretor-geral do Hospital Universitário no período de 1997 a 2007, e sagrou-se eleito Reitor da Universidade Federal do Maranhão, para 2 mandatos, de 2007 a 2015 e, posteriormente, para mais um mandato, de 2019 a 2023.
Membro da Academia Maranhense de Medicina e do Instituto Histórico-Geográfico Maranhense. É Membro das Sociedades: Brasileira de Hipertensão Arterial, Brasileira de Nefrologia (SBN), International Society of Nephrology (ISN), American Society of Nephrology (ASN), Brasileira de História da Medicina, Maranhense de Ciências, Letras, Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGMA) e SOBRAMES.
Renome nacional
Natalino Salgado Filho é membro da Academia Nacional de Medicina desde 11 de abril de 2017, data em que foi empossado. Ocupa a cadeira nº 19, cujo patrono é Manoel Vitorino Pereira.
Além disso, é Membro do Comitê de Ligas Estudantis de apoio à Nefrologia; Editor de Seção/Nefrologia e Epidemiologia Clínica do Brazilian Journal of Nephrology. É Chefe do Serviço de Nefrologia do HUUFMA e Coordenador do Projeto PREVRENAL. Dedica-se, em Nefrologia, aos temas da Hipertensão Arterial e Doença Renal Crônica.
Publicou mais de 400 trabalhos em revistas especializadas e em anais de congressos nacionais e internacionais. Publica semanalmente artigos em jornais. Possui diversas condecorações e títulos honoríficos.