Apresentações serão nos dias 11, 12 e 13 de outubro, no Teatro Arthur Azevedo
São Luís/MA, 7 de outubro de 2024 – O espetáculo “Ficções”, que traz Vera Holtz em um monólogo idealizado pelo produtor Felipe Heráclito Lima, escrito e com a direção de Rodrigo Portella, chega a São Luís nos dias 11, 12 e 13 de outubro no Teatro Arthur Azevedo. A peça, que tem o patrocínio da Vivo, foi inspirada no livro Sapiens – uma breve história da humanidade, do professor e filósofo Yuval Noah Harari.
Publicado em 2014, o livro de Harari afirma que o grande diferencial do homem em relação às outras espécies é sua capacidade de inventar, de criar ficções, de imaginar coisas coletivamente e, com isso, tornar possível a cooperação de milhões de pessoas – o que envolve praticamente tudo ao nosso redor: o conceito de nação, leis, religiões, sistemas políticos, empresas etc. Mas também o fato de que, apesar de sermos mais poderosos que nossos ancestrais, não somos mais felizes que esses. Partindo dessa premissa, o livro indaga: estamos usando nossa característica mais singular para construir ficções que nos proporcionem, coletivamente, uma vida melhor?
No palco, Vera Holtz se desdobra em personagens da obra literária e em outras criadas por Rodrigo, canta, improvisa, “conversa” com Harari, brinca e instiga a plateia, interage com o músico Federico Puppi – autor e performer da trilha sonora original, com quem divide o palco. Em outros momentos, encarna a narradora, às vezes é a própria atriz falando.
As apresentações acontecem na sexta e sábado às 21h e no domingo às 19h. Os ingressos custam entre 21 e 160 reais e estão à venda neste link.
Vivo Cultura
Considerada uma das principais marcas apoiadoras da cultura no Brasil, a Vivo investe nas artes cênicas, plásticas e na música para ampliar e democratizar o acesso dos brasileiros à cultura. A empresa acredita no poder da tecnologia para potencializar o alcance das iniciativas e levar arte a todo o Brasil. Por meio da plataforma @vivo.cultura, reúne suas iniciativas, além de conteúdos inéditos voltados às artes cênicas e às artes plásticas.
Além do Teatro Vivo, que em 2023 promoveu 12 espetáculos, vistos por mais de 42 mil pessoas, a Vivo apoia peças em circulação por todo o país e incentiva importantes equipamentos culturais, como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Pinacoteca de São Paulo, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), Museu da Imagem e do Som (MIS-São Paulo), Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), Instituto Inhotim, Museu Oscar Niemeyer e Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM – São Paulo).
Todas as suas iniciativas buscam ampliar o acesso ao conhecimento com novas formas de vivência e aprendizado, fortalecidas nos aspectos de diversidade, inclusão, coletividade e educação.
SERVIÇO:
Ficções, com Vera Holtz, em São Luís
Data: 11, 12 e 13 de outubro – sexta e sábado às 21h e domingo às 19h.
Local: Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol, s/n, Centro – São Luís/MA)
Ingressos: de R$21 a R$160
Classificação indicativa: 12 anos