Medalha “Terezinha Rego” foi entregue ao ex-rel itor da UFMA por ter sido ele o diretor-geral do Hospital Universitário na época da implantação desse tipo de cirurgia
São Luís (MA)- A luta e a história de implantação do Serviço de Transplante no estado do Maranhão ganham mais um capítulo de reconhecimento com a entrega da medalha do Mérito Legislativo Terezinha Rêgo ao médico nefrologista e atual assessor especial da reitoria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado Filho. Na época da implantação, era o diretor do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA/Ebserh) e muito colaborou, assim como, colabora até os dias atuais com a temática. A entrega da comenda aconteceu em sessão solene no Plenário Nagib Haickel da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), nesta sexta-feira (20) e reuniu autoridades, profissionais do HU-UFMA, da UFMA e familiares.
A medalha “Terezinha Rêgo” é voltada para os cidadãos que contribuíram decisivamente para o desenvolvimento científico, educacional e tecnológico do Maranhão e do Brasil. A outorga da medalha foi uma proposição do deputado Neto Evangelista. “A história de Natalino se confunde com a do serviço público no estado. Quando falamos dele, lembramos da expansão da UFMA, lembramos dos avanços do HU-UFMA, lembramos das vidas salvas pelo transplante. Hoje, o sentimento é de gratidão por todo o serviço prestado pelo Maranhão. Muito feliz por ter sido o instrumento para que essa homenagem pudesse ser concedida”, afirmou o deputado.
Em seu discurso, Natalino fez questão de frisar o que o hospital representa em sua trajetória. “Estou muito feliz com a presença de todos. O HU-UFMA sempre foi meu porto seguro. Mesmo com idas e voltas, nunca deixei de estar ali presente. Lá é minha inspiração, meu aprendizado. O que mais me gratifica é que ensinei, orientei e formei gerações. E essa turma hoje é que faz o dia a dia do hospital. O brilho do HU é de vocês, de cada um que contribui diariamente para melhor cuidar”, frisou.
Para a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, o dia é de muita alegria, pois o reconhecimento da trajetória do professor Natalino também é um reconhecimento do trabalho que o Hospital vem prestando ao longo de todo esse tempo à sociedade maranhense, e em especial, no mês que é alusivo a conscientização da doação de órgãos, que ele tanto contribuiu e ainda contribui com a causa.
Participaram também da mesa de honra, o reitor da UFMA, Fernando Carvalho Silva; a secretária do estado extraordinária de Políticas para as Comunidades, Helena Duailibe; o presidente da Sociedade Maranhense de Medicina, José Márcio Leite; e representando a Academia Maranhense de Letras, Ceres Costa Fernandes.
Trajetória
Natalino Salgado Filho é natural da cidade de Cururupu (MA). Se graduou em Medicina pela UFMA. Chefiou o Serviço de Emergência do Hospital Presidente Dutra e fundou, em 1978, o serviço de Nefrologia do Maranhão, trazendo para São Luís o primeiro rim artificial e realizando o primeiro procedimento de hemodiálise no estado. Participou da criação do HU-UFMA, integrando o seu conselho administrativo e dirigindo serviços de Nefrologia de 1991 a 2000.
Foi Diretor geral do HU-UFMA por nove anos e nesse período trabalhou para obter melhorias e conquistas para a saúde no estado, entre elas a realização de transplantes. Fruto desse entusiasmo, há 24 anos o HU-UFMA realizou o primeiro transplante de rim no estado do Maranhão.
Natalino deixou a gestão do hospital para se tornar reitor da Universidade Federal do Maranhão, cargo que desempenhou por três mandatos, contribuindo com avanços históricos para a própria universidade. E de onde continuou a prestar apoio e foi uma presença essencial para as conquistas do hospital universitário. Hoje, o HU-UFMA realiza transplantes de córnea, rim, fígado e já realizou captações de coração.
Sobre a Ebserh
O HU-UFMA faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Confira mais fotos: