Uma nova proposta de humanização no Hospital do Servidor Estadual

0comentário

Lançamento do projeto “Além do Leito”, do HSE-HSLZ

O diretor-geral do HSE-HSLZ, Plínio Tuzzolo, ao lado da diretora Médica do HSE -HSLZ Dra. Sílvia Mochel, ressaltou os benefícios do projeto “Além do Leitor” e reforçou aos pacientes o foco da gestão humanizada do Hospital do Servidor

A hospitalização prolongada pode levar a uma série de complicações, como perda de massa muscular, depressão e diminuição da qualidade de vida do(a) paciente, entre outras questões. Já os benefícios das atividades ao ar livre para pacientes hospitalizados são amplamente reconhecidos; e oferecem uma oportunidade valiosa para promover a recuperação física e mental, proporcionando benefícios como exposição à luz natural, aumento da mobilidade e interação social, além do alívio do stress e melhoria do estado emocional, contribuindo para uma melhor recuperação.

Nesse contexto, foi criado no Hospital do Servidor Estadual (HSE-HSLZ) o projeto “Além do Leito…”; uma iniciativa da Diretoria Médica do HSE – HSLZ sob o comando da Dra. Sílvia Mochel, através das Coordenações de Fisioterapia, sob a coordenação da fisioterapeuta Daniella Cristina Silva e de Fonoaudiologia, sob a responsabilidade do fonoaudiólogo Diego dos Reis Cutrim; voltado para uma assistência mais humanizada.

Equipes de fisioterapia e fonoaudiologia do Hospital do Servidor Estadual (HSE-HSLZ) à frente do projeto de humanização “Além do Leito”

O projeto consiste na oferta de atividades semanais ao ar livre para pacientes hospitalizados, visando promover a recuperação física e emocional dos pacientes, apoiando sua recuperação de forma mais ampla.

O programa conta com total apoio da Diretoria Geral e nasce com o propósito de oferecer mais qualidade de vida aos pacientes; melhorando o seu bem-estar durante o seu processo de reabilitação, para que tenham uma experiência satisfatória durante seu período de internação hospitalar. Entre as atividades do programa que acontece semanalmente, às terças e quintas das 8h30 às 9h30, destacam-se:

  • Caminhadas Leves: Sessões de caminhadas do leito até o terraço do hospital onde serão realizadas as atividades, no ritmo individual e conforme a capacidade física de cada paciente.
  • Exercícios de Alongamento e Respiração: Visa promover relaxamento e maior flexibilidade.
  • Atividades Recreativas: Jogos de tabuleiro ao ar livre, sessões de pintura, poesia, musicalização e literatura, incentivando a interação social e maior engajamento mental.
O médico intensivista e Coord. da UTI, Dr. Aminadabe Sousa, que também é músico, participou do lançamento do projeto “Além do Leito”

O evento de lançamento aconteceu na última terça – feira (17.09) e contou com sessões de Musicoterapia conduzida pelo médico e Coordenador Clínico Dr. Aminadabe Sousa. Já o momento de Poesia foi feito por um paciente. Na programação teve ainda uma sessão de Ginástica Laboral conduzida por um Fisioterapeuta do HSE-HSLZ e mais, uma lúdica sessão de desenhos. Os pacientes envolvidos foram unânimes em elogiar a iniciativa.

O diretor-geral do HSE -HSLZ, Plínio Tuzzolo, fez questão de parabenizar as equipes envolvidas pela iniciativa e deixou um recado aos pacientes sobre o processo de recuperação.

Pacientes do HSE-HSLZ durante sessão de alongamento no lançamento do projeto de humanização e reabilitação “Além do Leito”

“Todas as equipes envolvidas nesse projeto estão de parabéns, em especial a Diretoria Médica e as Coordenações de Fisioterapia e Fonoaudiologia, que criaram um programa de altos resultados, e que se encaixa perfeitamente na filosofia da nossa gestão, a qual prima pela humanização em todos os processos do HSE-HSLZ. Aos pacientes deixo a mensagem de que aproveitem esse programa, pois essas atividades ajudam muito no fortalecimento psicológico de vocês, o que é uma parte fundamental para sua recuperação, além dos cuidados médicos e assistenciais de saúde” declarou o Diretor Geral do HSE -HSLZ no lançamento do programa.

Sem comentário para "Uma nova proposta de humanização no Hospital do Servidor Estadual"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS