Um dos veículos foi interceptado ao desembarcar de uma balsa em um porto no centro da capital paraense
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreensão, nessa quarta-feira (31), 75 kg de drogas em Belém/PA, divididos entre 40 quilos de cocaína e 35 quilos de skunk. As drogas foram encontradas após duas abordagens a veículos suspeitos, uma ocorrendo na Avenida Artur Bernardes, nas proximidades da Base Aérea, e a outra próximo a um porto, no centro da cidade.
A primeira abordagem ocorreu por volta das 16h30, após a atenção dos policiais ser atraída por um motociclista que seguia o carro, sugerindo uma possível abordagem do motociclista ao motorista.
Ao abordá-los, os policiais solicitaram a documentação dos condutores e dos veículos para verificação. O motociclista, que trabalha como mototaxista, afirmou estar em serviço e disse que guiaria o motorista do Fiat Mobi até uma oficina. Já o condutor do carro parecia desorientado e confuso, relatou que havia recebido o veículo após ter sido transportado de balsa de Manaus/AM para um porto em Icoaraci/PA e que pretendia levá-lo a uma oficina, sem fornecer mais detalhes.
Diante da incoerência nas declarações do motorista e da falta de clareza sobre a origem e o destino do veículo, a equipe da PRF decidiu inspecionar o interior do Fiat Mobi. Um forte odor característico de drogas alertou os policiais, que descobriram um compartimento oculto no painel. Dentro, encontraram 38 tabletes de uma substância similar à cocaína, pesando um total aproximado de 40 quilos. A droga teria como destino a cidade de São Luís/MA.
A segunda abordagem aconteceu durante um monitoramento na BR-316, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estava acompanhando um veículo suspeito no quilômetro 12, próximo ao entroncamento da alça viária em Marituba/PA. Informações indicaram que o motorista desviou sua rota, optando por um translado via balsa até Belém/PA, aparentemente para evitar a fiscalização.
Os policiais se dirigiram ao porto na Avenida Bernardo Sayão, onde, por volta das 20:15, avistaram um Renault Sandero desembarcando. A equipe prontamente abordou o veículo e questionou o motorista sobre seu destino. Ele alegou estar a caminho do aniversário de uma sobrinha, mas foi incapaz de fornecer o endereço.
Diante das declarações incoerentes do motorista e da falta de clareza sobre seu destino, a equipe decidiu inspecionar o veículo. Um forte odor chamou a atenção dos policiais, que descobriram um pequeno furo no assoalho do carro, onde era possível visualizar que existia algo escondido.
Devido à dificuldade em acessar e remover o entorpecente oculto, o veículo foi levado ao Comando Geral do Corpo de Bombeiros na Avenida Júlio César, onde a droga foi completamente extraída do assoalho, 33 tabletes de uma substância similar ao skunk, pesando aproximadamente 35 quilos. A droga teria como destino a cidade de Belém/PA.
Os motoristas, um de 32 anos, natural de Santarém/PA, e outro de 34 anos, natural do Maranhão, foram detidos e, junto com as substâncias apreendidas, encaminhados à sede da Polícia Federal em Belém/PA para os procedimentos legais, em tese, pelo crime tráfico de drogas.