São João Batista está entre as cidades do Maranhão que cumpre a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), mantendo o equilíbrio das suas contas públicas, com planejamento, eficiência, transparência e responsabilidade. O resultado dessa conduta é a aprovação do município pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), tanto que São João Batista não consta da lista de municípios notificados pelo Tribunal por infringirem a LRF por condutas como terem excedido o limite de gastos com pessoal.
Ao assumir a Prefeitura, em 2021, Soares deu um forte choque de gestão, reestruturando toda a parte organizacional e administrativa do Município, com forte foco na gestão de pessoas. Entre as ações, está um projeto de lei do Executivo municipal, aprovado pela Câmara Municipal, que garantiu um quadro de servidores públicos enxuto e eficiente, que permanece até hoje, sendo a maioria absoluta de joaninos.
Com essa gestão inovadora, o prefeito abriu caminhos para muitos jovens joaninos, dando a eles a oportunidade de iniciarem a vida profissional, bem como garantiu a permanência de muitos servidores experientes, garantindo, assim, uma prestação de serviços eficientes à população.
“Para nós, é uma grande satisfação termos nossa gestão reconhecida por um órgão de controle tão importante, como é o TCE. Isso nos mostra que acertamos ao administrar São João Batista de forma responsável, transparente, dentro da lei e com a participação popular. Estamos orgulhosos com esse reconhecimento”, afirmou o prefeito Mecinho Soares.
O gestor destacou que a participação direta da população aliada às arrojadas ações administrativas fizeram de São João Batista uma cidade de destaque, conhecida e respeitada. “Foi isso que sempre sonhei para a cidade onde nasci e me criei. E minha meta é fazer com que os joaninos tenham cada vez mais orgulho da nossa cidade. Com a população, planejei uma nova cidade e, juntos, levaremos adiante nossos planos de continuar a reconstrução de São João Batista, que avançará muito mais”, concluiu Mecinho Soares.