A Assembleia Legislativa do Maranhão concederá o Título de Cidadão Maranhense a Raul Fagner da Silva Leite, morador da área Itaqui-Bacanga e gestor público, em reconhecimento aos mais de 20 anos de serviços prestados à população do estado. A solenidade será realizada nesta quarta-feira (17), às 11h, no Plenário Deputado Nagib Haickel.
O projeto de resolução legislativa nº 10/2024, proposto pelo deputado estadual Carlos Lula, foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares. “A dedicação e o trabalho incansável de Raul na gestão do Hospital Aquiles Lisboa transformaram a qualidade da assistência em saúde na Região Itaqui-Bacanga. Este título de cidadão maranhense é um reconhecimento mais do que merecido por suas contribuições significativas para nossa comunidade, especialmente durante a pandemia de COVID-19, quando demonstrou um compromisso exemplar com a saúde e o bem-estar dos maranhenses”, destacou o deputado Carlos Lula.
Raul Fagner chegou ao Maranhão aos 16 anos. Concluiu os estudos em São Luís e, ainda jovem, começou a trabalhar no comércio na área Itaqui-Bacanga, onde reside desde então. “Estou há mais de 20 anos no Maranhão. Construí família, amigos e fui muito bem acolhido pelos maranhenses. Esse título vem concretizar toda essa história, nesta terra que me acolheu, me abraçou e pela qual tenho muita gratidão”, afirmou emocionado Raul.
O Título de Cidadão Maranhense é concedido a personalidades que se destacam na prestação de serviços relevantes à sociedade do Maranhão, seja no âmbito público ou privado. “Estou muito feliz de receber essa honraria da Assembleia Legislativa. Agradeço ao deputado Carlos Lula e a todos os demais deputados, que, de forma unânime, reconheceram que sou cidadão maranhense”, enfatizou Raul.
Trajetória
Nascido em São José de Piranhas, na Paraíba, e filho de dona Silene e seu Chico, Raul Fagner tem uma trajetória marcada por sua dedicação à saúde pública no Maranhão. Sob sua gestão, o Hospital Aquiles Lisboa, na área Itaqui-Bacanga, tornou-se referência na assistência à população. Foram implantados serviços de exames radiológicos, novas especialidades médicas e projetos de educação em saúde, como “Hanseníase nas Escolas” e a “Campanha do Janeiro Roxo”, de combate à hanseníase. Houve também a ampliação dos serviços de reabilitação.
A unidade hospitalar passou por uma reforma durante a gestão de Raul, aumentando de 18 para 70 leitos, incluindo 10 leitos de Unidade de Cuidados Intensivos (UCI). Isso permitiu que o hospital atendesse a população de diversas localidades. Até o momento, já foram realizadas 1.103 cirurgias, consolidando o hospital como um equipamento de saúde completo.
Na Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Raul liderou, durante a pandemia da Covid-19, mais de 100 unidades espalhadas por todo o Maranhão, atuando firmemente no combate ao coronavírus. Ele participou diretamente da estruturação da rede de saúde, na abertura de leitos e na implantação de hospitais de campanha. Raul considera esse período como o maior desafio de sua vida profissional até agora.
Na administração pública, Raul Fagner também atuou como secretário adjunto da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).