Cultura como vetor de desenvolvimento: patrocínios da Equatorial Maranhão no São João fomentam ampla cadeia produtiva

0comentário
Portal de entrada do arraial promovido pela Equatorial Maranhão na temporada junina desde ano

O patrocínio de empresas a projetos que estimulam a cena cultural é fundamental para impulsionar festas populares e aquecer toda cadeia produtiva ligada à economia criativa; que inclui artistas, grupos folclóricos, produtores, costureiras, vendedores ambulantes e comércio em geral, passando ainda pelos setores de transporte, alimentação e turismo.

Um exemplo de responsabilidade social de sucesso é o apoio da Equatorial Maranhão às festas juninas, que representam uma das mais ricas manifestações do folclore brasileiro. Desde 2017, a Equatorial Maranhão é parceira constante do São João maranhense, como patrocinadora que preserva e promove a cultura local. E, em 2024, ano em que o Grupo completa 20 anos de operação, foram destinados cerca de R$ 4,7 milhões para o apoio à programação junina.

Público lotou espaço para apreciar a festança e se divertir com o melhor da cultura junina maranhense

O São João do Maranhão é uma celebração que ultrapassa as fronteiras do entretenimento, é um espaço de afirmação cultural, atração turística e, consequentemente, um vetor de desenvolvimento econômico. Com cerca de 15 arraiais em São Luís e em outras cinco cidades; São José de Ribamar, Barreirinhas, Cururupu, Timon e Imperatriz; a festividade junina maranhense tem crescido a cada ano e já se configura como uma das maiores do país.

Além da programação oficial do Governo, a Equatorial Maranhão patrocina iniciativas como a Festança Junina do Ceprama, o Festejo de São Pedro, além de apoiar grupos tradicionais de bumba-meu-boi. A estratégia de patrocínio se estende ao Arraial do Ipem, onde a Distribuidora está presente este ano, realizando ativações de marca durante os fins de semana, promovendo interações diretas com o público e incentivando o cadastramento na promoção Energia em Dia, ao longo dos meses de junho e julho, enquanto durar o evento. A Distribuidora também é patrocinadora do Arraiá na Mira, em Imperatriz, maior festival de quadrilhas do Estado, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Boi Barrica é um dos grupos folclóricos que alegram o São João do Maranhão

Outra ação cultural que merece destaque é o patrocínio ao projeto Super Caravana Pão com Ovo, que neste ano expandiu seu alcance para realizar 50 apresentações no Maranhão, promovendo não só a cultura local, mas também fomentando o comércio e a economia nos locais visitados pelo projeto. A Caravana Pão com Ovo consiste em levar teatro e entretenimento de qualidade, de forma itinerante, às mais diversas e longínquas regiões, ajudando a democratizar a cultura e o acesso ao teatro.
Todos esses investimentos refletem um compromisso maior da Equatorial Maranhão com a cultura e a comunidade, mostrando que o apoio a eventos culturais é imprescindível para as empresas que buscam fortalecer sua presença e responsabilidade social nos territórios onde atuam.

Quadrilha junina se apresenta com todo brilho e encanto ao público

Para a Distribuidora, o São João é mais do que uma festividade; é uma oportunidade de contribuir para a preservação de um patrimônio imaterial, ao mesmo tempo em que fortalece laços com a comunidade.

A relação entre a Equatorial Maranhão e o São João ilustra como os investimentos em cultura podem ser transformadores, não apenas para a identidade cultural de uma região, mas também para o seu desenvolvimento socioeconômico. Nesse contexto, a empresa não apenas patrocina a festa, mas investe no coração cultural do estado e promove uma celebração que é essência e expressão viva da sua gente.

Sem comentário para "Cultura como vetor de desenvolvimento: patrocínios da Equatorial Maranhão no São João fomentam ampla cadeia produtiva"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS