O Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas reuniu-se, na tarde desta terça-feira, 18 de junho, com representantes de organizações sociais e do poder público atuantes da região do polo Cohab/Cohatrac para tratar sobre a ação social que ocorrerá na Feira Municipal da Cohab em decorrência à Semana Mundial de Prevenção às Drogas e Combate ao Tráfico. O encontro ocorreu na Igreja Batista Getsemani, onde o pastor José Marques recebeu os convidados.
A major Danyelle Nussrala, comandante do 20º BPM, apresentou relatório produzido com o intuito de apontar os fatores contribuintes com a problemática de salubridade, saúde e segurança pública na região do Mercado Municipal da Cohab que destaca uma série de problemas, incluindo o consumo e tráfico de drogas, bem como crimes contra o patrimônio.
O relatório aponta, principalmente, que as soluções para as problemáticas perpassam por ações em conjunto com setores de saúde, assistência, iluminação pública, coletiva de lixo, infraestrutura, dentre outros.
Sugestões e propostas
Instituições como comunidades terapêuticas, igrejas e comerciantes da região participaram ativamente com ideias, sugestões e propostas. Membros dos Conselhos Estadual e Municipal de Políticas sobre Drogas também se fizeram presentes, bem como, representantes do CAPS AD do Estado, da SEMCAS e do Movimento Nacional de População de Rua.
Segundo o presidente do Conselho Estadual, Erisson Lindoso, a estratégia da ação objetivará o cuidado das pessoas em situação de rua, dos feirantes e dos moradores do entorno da feira. A ação foi provocada pela Fundação Mundo sem Drogas, que em parceria com a Rede Maranhense de Diálogos Sobre Drogas, instituição que congrega várias organizações, irá contribuir para que mais instituições participem, conforme explicou a coordenadora da Fundação Sabyna Barros.
Pessoas e instituições podem ingressar ao movimento pois não resumirá apenas a uma ação.