Movimento do comércio já caiu 40% no João Paulo após modificações de trânsito

0comentário
Proibição do estacionamento na Avenida São Marçal causou prejuízo ao comércio lojista
Proibição do estacionamento na Avenida São Marçal causou prejuízo ao comércio (Foto: Flora Dolores)

Lojistas já estimam em 40% a queda no movimento do comércio do João Paulo após as modificações de trânsito implementadas desde a semana passada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) na Avenida São Marçal. Os comerciantes reclamam que a proibição do estacionamento em frente às lojas afugentou parte da clientela e dificultou a reposição do estoque nos estabelecimentos.

Desde o último dia 8, motoristas estão proibidos de usar a faixa direita da avenida como estacionamento no trecho entre o 24º Batalhão de Caçadores e o Mix Mateus, na Jordoa. A intenção, segundo a SMTT, é analisar as demandas para a instalação de um corredor exclusivo para o transporte coletivo na via.

Em 15 dias, a intervenção, de  fato, deu mais fluidez ao tráfego. Mas também causou perdas significativas ao comércio, o que pode resultar em desemprego caso não haja uma solução consensual. Dono de uma loja de móveis e eletrodomésticos, o empresário que se identificou como Pedro disse hoje ao jornalista André Martins, que apresenta o programa Acorda Maranhão, na Rádio Mirante AM, que a medida foi arbitrária, pois a Prefeitura de São Luís, em momento algum, procurou os lojistas para discutir a operação. “Se não for revista, essa medida causará uma quebradeira geral no comércio do João Paulo”, sentenciou.

Insegurança

Sem poder mais estacionar em frente às lojas, clientes passaram a estacionar em pontos distantes e ficaram mais expostos a furtos, assaltos e ao assédios de usuários de drogas que perambulam pelo João Paulo. Diante da insegurança, muitos passaram a fazer compras em outros locais da cidade. Os próprios empresários ficaram expostos à violência, já que as mercadorias passaram a ser descarregadas nas vias de entorno à São Marçal.

Acumulando prejuízo dia após dia, os lojistas exigem uma reunião com representantes da administração municipal para discutir a questão.

Avaliação

Em nota distribuída ontem à imprensa, a SMTT informou ter avaliado, na última quarta-feira, uma nova fase da regulamentação do tráfego na Avenida São Marçal. A operação de isolamento de estacionamento nas laterais da via foi temporariamente suspensa para uma segunda mensuração de fluxo de veículos, desta vez incluindo outras alterações como o fechamento dos retornos. Para incrementar a operação e ordenar o sistema viário, o tempo semafórico e o tempo de deslocamento e o comprimento de fila foram medidos.

A secretaria informou também que o efetivo de agentes de trânsito disponível pode ser redimensionada. De acordo com a secretária de Trânsito e Transportes, Fabíola Aguiar, os testes são necessários para aproveitamento total das ações da operação.

Sem comentário para "Movimento do comércio já caiu 40% no João Paulo após modificações de trânsito"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS