O vereador Marquinhos (PRB) propôs, na ultima segunda-feira, dia 12, na Câmara Municipal, a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a suposta falência do sistema de transporte coletivo da capital. No momento, ele colhe assinaturas para tentar aprovar sua proposta.
“Por que tanto transtorno para os usuários desse sistema? Por que o sistema alega falência, se existe uma demanda muito grande para o serviço, tendo em vista que todas as gestões do Executivo municipal sempre ajudaram o sistema?”, indaga.
E mais: até hoje o sistema nunca foi licitado por que? Não da pra entender tudo isso sem que exista uma investigação coesa por parte de todos os vereadores dessa casa, para que a população tenha, uma resposta e a cima de tudo uma solução para o caos que é o transporte publico em nossa cidade, sendo que o valor da passagem de ônibus na grande Ilha é uma das mais caras do Nordeste”, questiona o vereador.
O estado de pré-falência do sistema de transporte público da capital vem sendo alegada nos últimos anos pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET). Segundo a entidade, a suposta dificuldade financeira impede as empresas que exploram o serviço de investir na melhoria da frota e de conceder reajuste salarial e outras melhorias aos trabalhadores rodoviários.
Entre as soluções apontadas pelos empresários estão o reajuste da tarifa de ônibus e a redução do número de gratuidades, já que esse benefício é largamente usado São Luís, muitas vezes de forma indevida.
Deve ser brincadeira a declaração do líder da SET. Dizer que as empresas não têm condições de investir e a justificativa seria aumentar o valor do transporte é descabida essa ideia. Consigam convênios com prefeitura e Estado e comprem mais veículos e verão o resultado: 1 + 1 = 2. É inegável que a população precisa é de uma frota maior e adequada para atender suas necessidades.