O Sampaio Corrêa deu ontem mais um passo importante rumo à conquista do seu principal objetivo no Campeonato Brasileiro da Série C, que é o acesso à Série B. Ao vencer o Fortaleza por 2 x 1, no Castelão, o time tornou-se líder absoluto do Grupo A, colocando três pontos de vantagem sobre os principais adversários. Com aproveitamento de 66,7% dos pontos, o ataque mais eficiente (21 gols) e o maior saldo de gols (14), o Tricolor iniciará o returno da primeira fase como a melhor equipe da competição, com 20 pontos, um a mais que o Guarani, primeiro colocado do Grupo B.
O Sampaio ainda não perdeu nenhum jogo em casa. Dos 15 pontos que disputou em cinco jogos no Castelão, o time só deixou de ganhar dois, no empate de 1 x 1 com o Luverdense, pela quinta rodada. O bom desempenho nas partidas em São Luís tem feito a diferença. Há de se destacar, também, o apoio que a Bolívia Querida vem recebendo da torcida, que tem comparecido em massa aos jogos, tornando o Sampaio um dos times com melhor média de público nas quatro séries do Campeonato Brasileiro.
Para manter a liderança, a equipe maranhense tem que continuar cumprindo o dever de casa. Mais ainda, precisa seguir somando pontos nos jogos fora. Já foram sete em cinco partidas, conquistados no empate contra o Treze, na Paraíba, e nas vitórias sobre Águia, no Pará, e Rio Branco, no Acre. Sem dúvida, é um bom desempenho, que se for mantido ampliará as chances do Tricolor de continuar na ponta da tabela até o fim do returno da primeira fase e dará ao time a vantagem de decidir sempre em casa os confrontos do mata-mata.
Fora da Série B desde 2002, quando foi rebaixado, o Sampaio tem tudo para obter novamente o acesso. Com um ótimo elenco de jogadores, uma comissão técnica competente e uma diretoria que tem dado todas as condições à equipe, a Bolívia Querida desponta como forte candidato a subir.
Pelo bom trabalho realizado, aumenta até mesmo a confiança em mais um título, o quarto nacional, que incluiria o Sampaio de uma vez entre os clubes mais expressivos do futebol brasileiro.
Abaixo, a classificação da Série C após o fim da fase de ida:
Fonte: Globoesporte
Foto: Paulo Soares/O Estado do Maranhão