Milhares de sardinhas apareceram mortas neste fim de semana, na Praia de Araoca, no município de Guimarães, no litoral ocidental do Maranhão. A mortandade dos peixes tem como causa a pesca de zangada, segundo informações de especialistas, que apontam crime ambiental e cobram providências das autoridades para punir os culpados e evitar que a situação volte a ocorrer.
Vários vídeos enviados ao blog mostram uma imensa quantidade de sardinhas mortas. De acordo com um veterinário que trabalha na região, os milhares de peixes morreram ao ficar presos nas redes de zangaria durante a maré baixa. Essa modalidade de pesca é considerada predatória e é proibida em grande extensão do litoral brasileiro.
A Praia de Araoca é um importante atrativo do Litoral do Maranhão e registra visitação crescente. Recentemente, a região recebeu investimentos do Governo do Estado para melhorar a infraestrutura turística, a fim de desenvolver a atividade e gerar mais receita.
Boa noite!
Realmente um crime ambiental que se repete e as autoridades nunca estão preparadas para combatê-lo. Alegam falta de recursos humanos.
Agora, eu moro em Viana, e hoje pela manhã fiquei surpreso quando me deparei com a distribuição de sardinhas marinhas aqui no meu bairro, Matriz, e mais ainda ao saber que era a presidente da Colônia de Pescadores de Viana que comandava a distribuição.
Fato muito curioso, fiquei me perguntando de onde saiu este pescado. A tarde ao ver o vídeo, comecei a ligar uma coisa a outra. Liguei para um colega em Guimarães, e este em conversa com pescadores confirmou esse episódio de crime ambiental.