Sobre o Maranhão ter recebido 19 turistas internacionais, de janeiro a outubro de 2023, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) pontua que estes são dados da Polícia Federal tratados pelo Ministério do Turismo e restritos à movimentação de turistas nas fronteiras. No relatório da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), fica registrado somente o primeiro ponto de contato do turista estrangeiro com o país.
Devido ao Maranhão não ter voos diretos internacionais, a entrada dos turistas se dá por outros portões, a exemplo de São Paulo e Rio de Janeiro. Isso não significa que o local de entrada será o destino final da viagem ou que não há fluxo de turistas de outros países no nosso estado.
Além disso, há lacunas no período de análise citado entre janeiro e outubro. Apenas os meses de janeiro, fevereiro, abril, maio, junho e outubro foram considerados.
Para se ter uma ideia mais próxima da realidade, as secretarias municipais de turismo das duas principais cidades do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Barreirinhas e Santo Amaro, calculam que, juntos, os municípios turísticos tiveram a visitação de 25.679 estrangeiros, de janeiro a outubro do ano passado.
Desde já, agradecemos a compreensão e nos colocamos à disposição para qualquer dúvida.
ASCOM SETUR