Reafirmando seu compromisso com a excelência acadêmica e com o desenvolvimento científico acadêmico, a Universidade Ceuma tem 32 pesquisadores divulgados no Ranking AD Scientific Index – edição 2024. Tendo o professor do mestrado em Meio Ambiente, Dr. Carlos Tomaz, classificado como primeiro colocado entre os professores e pesquisadores das universidades privadas do Brasil e da América Latina na área de Ciências Médicas e da Saúde, Neurociências.
O ranking é o único sistema de classificação e análise de universidades, e instituições de ensino, baseado distribuição de seus cientistas; no desempenho científico e no valor agregado da produção científica individual de cada pesquisador. Ele fornece a classificação separadamente das universidades, como “Todas as Universidades”; “Universidades Privadas”, além da classificação por país, por continente e mundial. Em 2024, foram analisadas 23.189 instituições do mundo, sendo 2.064 da América Latina e 578 do Brasil. Na lista, a IES aparece em 148º lugar no Brasil; 39º lugar dentre as instituições privadas, sendo a terceira do Nordeste e primeira na Amazônia Legal.
Ao longo da sua carreira o Prof. Tomaz já publicou 246 artigos científicos; 5 livros; 28 capítulos de livros; orientou 40 estudantes de mestrado e 32 a nível de doutoramento; possui o índice H45; e seus trabalhos já foram citados mais de 6800 vezes em todo o mundo. Tudo isso o levou a ser classificado na faixa dos Top 10% cientistas na área de Ciências Médicas e da Saúde – Neurociências no mundo.
Ele acredita que esta conquista é consequências do trabalho desenvolvido há muitos anos, e ainda que trará mais responsabilidade na condução de suas pesquisas junto aos colegas e alunos.
“Estou há 9 anos no grupo CEUMA e tenho muito orgulho de trabalhar nesta instituição. É importante que as pessoas entendam que uma Universidade tem um tripé de sustentação: Pesquisa em primeiro lugar; Ensino como consequência da pesquisa; e Extensão como prestação de contas à comunidade. A pesquisa se faz primordialmente nos programas de pós-graduação de mestrado e doutorado, por isso o apoio da IES aos seus programas de pós-graduação é fundamental. Vejam, o que Ranking leva em consideração a produção científica dos seus professores, para posicionar a instituição”, destacou o pesquisador.
Ainda de acordo com o Prof Dr. Carlos Tomaz, esta classificação o coloca numa posição mais franca para captar recursos dedicados a pesquisa, para melhorar ainda mais a avaliação da Universidade Ceuma e do programa de Pós-Graduação junto às agências reguladoras como a CAPES e INEP-MEC, bem como para aumentar as possibilidades de internacionalização da Instituição.
Saiba mais
O AD Scientific Index é uma métrica que avalia a produção científica de pesquisadores em diversas áreas do conhecimento, considerando a qualidade e o impacto de suas publicações e fazendo uso de uma abordagem abrangente que combina diversos índices e bancos de dados. O ranking destaca profissionais cujo trabalho tem influência significativa em suas respectivas áreas, contribuindo para o avanço do conhecimento e para a reputação das instituições às quais estão vinculados. Refletindo assim, tanto o desempenho recente dos últimos cinco anos quanto a trajetória ao longo de toda a carreira dos pesquisadores.
Para essa avaliação, utiliza-se indicadores criteriosos, como o renomado h-index, que considera o número de citações recebidas pelas publicações, e o i10, que rastreia os artigos com 10 ou mais citações, utilizando o Google Acadêmico como fonte de dados, uma plataforma amplamente reconhecida na pesquisa de literatura acadêmica. Ainda há a análise dos últimos desenvolvimentos da instituição; das Melhores universidades da África, Ásia, Europa, América Latina, América do Norte e Oceania. Dessa forma, o Ranking não aponta apenas as áreas em que uma universidade é melhor ou focada, mas também reflete os resultados das mesmas, bem como revela a capacidade de atrair cientistas de sucesso e de promover avanços e reter cientistas, baseando-se no desempenho e no valor agregado da produtividade científica de pesquisadores individuais.