O vereador Marlon Botão (PSB) cobrou, nesta semana, ações preventivas do poder público para evitar uma epidemia de dengue em São Luís – doença que já deixou 54 mortos no país só nas primeiras semanas do ano, e que, até o momento, já atingiu 243 mil brasileiros, o triplo do mesmo período do ano passado.
.
De acordo com o parlamentar, a capital maranhense precisa se antecipar à doença e desenvolver campanhas preventivas para evitar uma epidemia de dengue – e mortes causadas pela doença – em São Luís.
.
“A gente tem acompanhado o noticiário com muita preocupação. O número de casos registrados só nas primeiras semanas do ano já é o triplo do mesmo período do ano passado, e o que é mais grave: várias mortes também estão sendo registradas. São Luís, uma cidade litorânea, e que também por isso fica mais exposta ao risco da doença, precisa se antecipar para evitar uma epidemia de dengue”, disse.
.
“A Prefeitura precisa criar campanhas preventivas, informando a população quais práticas devem tomar para evitar a proliferação de focos do mosquito, especialmente nas regiões mais carentes de infraestrutura, como a Zona Rural e a área Itaqui-Bacanga. O poder público também precisa de uma ação de eliminação de focos do mosquito da dengue dentro dos bairros, em terrenos baldios, em áreas onde há entulho e lixo acumulado. Com todos fazendo sua parte, nós vamos conseguir evitar uma epidemia de dengue na nossa capital e garantir a saúde da nossa população”.
.
Vacinação
.
O Ministério da Saúde iniciou nesta quinta-feira (8) a distribuição das primeiras doses da vacina contra a dengue. Distrito Federal e o estado de Goiás foram os primeiros a receber a vacina, segundo a pasta.
.
O Maranhão, juntamente com Bahia, Acre, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Amazonas e São Paulo, está entre os estados que receberão as doses nos próximos dias.
.
“É muito importante que todos se imunizem, a vacinação tem como público-alvo inicial crianças de 10 a 14 anos, então é fundamental que as famílias levem seus filhos para vacinar, para garantir uma proteção maior contra essa doença que é perigosa e traiçoeira”, disse.
.
“Nós vamos visitar os bairros, as comunidades, mobilizando as famílias sobre a importância de garantir a vacinação dos seus filhos. Com essas ações combinadas, eu não tenho dúvidas de que nós vamos conseguir manter um número baixo de casos registrados em São Luís e, se possível, sem qualquer óbito”.
.
O parlamentar ressaltou que também é importante que a Prefeitura garanta o reforço das equipes de endemias na capital.
.
As atividades do Agente de Combate às Endemias, realizadas fora da unidade de saúde, incluem a visita domiciliar e a vistoria de depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos, inspeção, cuidados de caixas d’água, calhas e telhados, com o objetivo de prevenir e controlar doenças como dengue, malária, leishmaniose e doença de Chagas.
.
Blitz da Saúde
.
Marlon Botão afirmou que vai levar a sua ‘Blitz da Saúde’ para inspecionar os bairros de São Luís para identificar possíveis pontos de foco de proliferação do mosquito da dengue.
.
“Através da nossa Blitz da Saúde, vamos fazer um levantamento dentro dos bairros, para identificar quais regiões estão mais vulneráveis à proliferação do mosquito da dengue. Com isso, nós teremos condição de fazer um trabalho efetivo de eliminação desses focos e garantir a proteção dessas famílias”, disse.
.
“Mas é muito importante que, para além disso, e das ações da Prefeitura, a população de São Luís também se mobilize para evitar focos de proliferação do mosquito da dengue. Que se certifiquem que as garrafas ou baldes vazios sejam virados para baixo, que não deixem entulho no quintal ou nas ruas, e que eliminem focos de água parada, que tampem ralos e calhas. São pequenas ações, mas que fazem a diferença”, finalizou Marlon Botão.