Vereador Marlon Botão pede investimentos para o Hospital de Câncer do Maranhão

0comentário
Marlon Botão afirmou que os investimentos devem ser feitos no sentido de renovar equipamentos, mas também garantir a ampliação do hospital

O vereador Marlon Botão (PSB) afirmou, nesta semana, que vai apresentar na Câmara Municipal uma indicação ao governo do Estado solicitando investimentos para o Hospital de Câncer do Maranhão (Dr. Tarquínio Lopes Filho), também conhecido como “Hospital Geral”, localizado na Rua de São Pantaleão, no Centro de São Luís.

De acordo com o parlamentar, o pedido de investimentos é uma resposta ao aumento no número de casos de câncer no Maranhão e na capital. Levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA), divulgado no início de 2023, revela que são esperados mais de 36 mil novos casos de câncer no Maranhão até 2025.

“No começo do nosso mandato, nós lançamos um programa chamado ‘Blitz da Saúde’, uma iniciativa que me impactou bastante porque me permitiu conhecer de perto a realidade do nosso sistema de saúde, das dificuldades das famílias. E, por causa das nossas fiscalizações da Blitz da Saúde, eu comecei a ser muito procurado por famílias que precisam de um atendimento médico, de uma consulta, um exame. Nos últimos meses, começamos a receber muitos pedidos, e não só de pessoas de São Luís, mas também de outras partes do Maranhão, e que conhecem o meu trabalho, para tratamento de câncer”, disse.

“O que nós percebemos, e o próprio INCA confirma, é que existe um aumento alarmante nos números de casos de câncer no Maranhão, e nós temos que dar uma resposta à população e assegurar que as pessoas recebam o tratamento que precisam para salvar as suas vidas. Por isso vou apresentar a indicação ao governo do Estado para que possamos garantir mais investimentos ao Hospital Geral, que, apesar de ser localizado na capital, recebe pacientes de todo o Maranhão”.

Ampliação

Marlon Botão afirmou que os investimentos devem ser feitos no sentido de renovar equipamentos, mas também garantir a ampliação do hospital – mudando a sede atual, que fica num prédio histórico do Centro de São Luís, para um novo endereço.

“O Hospital Geral é muito importante para a nossa população porque é o único 100% público, e por isso, em muitos casos, é a única opção de muitas famílias que precisam de um tratamento de câncer, especialmente as mais pobres. E nós, enquanto representantes do povo, temos que atuar para que essas pessoas tenham um tratamento de qualidade, garantindo equipamentos novos para o hospital, mas também disponibilizando mais leitos, para garantir um tratamento mais rápido para as pessoas, porque a gente sabe que as possibilidades de cura são muito maiores se houver um tratamento ágil. É por isso que também defendemos a mudança de local do hospital”, disse.

“A sede atual, um casarão histórico da Rua de São Pantaleão, não pode ser ampliada, e isso acaba acarretando um problema muito grande de falta de leitos. Mesmo com uma equipe excelente, muito capacitada, o hospital não consegue atender a todos que precisam por causa da falta de leitos. Garantir investimentos para a mudança de sede do Hospital Geral, com ampliação de leitos, é permitir que mais pessoas recebam tratamento, é salvar vidas. E eu tenho certeza que o governador Carlos Brandão será sensível a essa nossa solicitação”.

Política revolucionária

O vereador destacou a importância do Hospital de Câncer do Maranhão para a população do estado, e como o governo garantiu uma política revolucionária na sua gestão. “O Hospital Geral faz um trabalho único no Brasil desde a gestão do ex-governador Flávio Dino, que iniciou uma política revolucionária e aumentou o protocolo em relação à oferta de medicamentos gratuitos para pacientes com câncer. Prática que, repito, não existe em nenhum outro lugar do Brasil. Nem hospitais de renome nacional, como o Sírio Libanês e o Albert Einstein, que têm convênios com o SUS, distribuem a mesma quantidade de medicamentos que o Hospital Geral oferece, porque são medicamentos muito caros. Essa é uma política que só existe aqui no Maranhão e que felizmente foi levada para frente pelo governador Carlos Brandão”, disse.

“Precisamos garantir mais investimentos porque, só com medicamentos, o Hospital Geral tem um gasto de R$ 3,5 milhões por mês. Um custo muito alto, mas que é essencial para salvar vidas”.

Alimentação para acompanhantes

O vereador também afirmou que outra indicação de sua autoria será para que o Hospital Geral volte a oferecer alimentação para os acompanhantes dos pacientes oncológicos. “A gente sabe que o Hospital Geral, por ser o único 100% público, é o mais procurado por famílias de baixa renda, que não têm tantas condições. Antigamente, o hospital conseguia oferecer alimentação também para os acompanhantes, mas, atualmente, pela falta de recursos, isso não acontece mais”, disse.

“Por isso também vamos apresentar uma indicação na Câmara para que esses novos investimentos garantam condições para que o Hospital Geral volte a oferecer alimentação também para os acompanhantes. São famílias pobres, que já estão passando por um momento muito difícil, com um parente em tratamento de câncer, e que precisam receber todo o suporte necessário. É isso que vamos trabalhar para garantir”.

Mais investimentos

Marlon Botão disse, ainda, que o Hospital Geral precisa ser mais visto pela classe política, e que está oficiando colegas deputados estaduais e federais por mais investimentos para a unidade.

“Estou avaliando junto à minha equipe técnica se é possível destinar alguma emenda minha da saúde para o Hospital Geral, para que possamos agilizar essas melhorias necessárias, mas também estou oficiando os nossos colegas deputados (estaduais e federais) para que, na hora de definirem suas emendas, eles também reservem um espaço para o Hospital Geral”, disse.

“Hoje, quase a totalidade desses recursos são destinados ao Aldenora Belo, que também desempenha um papel fundamental, mas nós entendemos que o Hospital Geral, por ser o único 100% público, e pelo serviço de excelência que entrega para a população, também deve receber investimentos dos nossos parlamentares. O Hospital Gederal precisa de equipamentos, de estrutura, de medicamentos, para continuar salvando vidas maranhenses”.

União

O parlamentar finalizou lembrando que sempre defendeu a união da classe política para beneficiar o estado. “Eu acredito que nós só vamos ter uma cidade com equilíbrio social, em que todos tenham seus direitos assegurados, quando a classe política se unir na construção de políticas públicas estruturantes. Em questões como essa, de valorização do Hospital Geral, que atende pacientes com câncer de todo o Maranhão, não há espaço para rivalidade política ou ideológica. Todos nós, representantes eleitos pelo povo, temos que nos unir para garantir que a população seja bem atendida, que tenha a sua saúde e a sua dignidade preservadas”, disse.

“Tenho certeza que o fortalecimento do Hospital Geral, um hospital fundamental para o Maranhão, e que tem uma equipe de profissionais altamente capacitados, que serão homenageados na Câmara pelo nosso mandato, é de interesse de todos os parlamentares maranhenses, de São Luís e de outras partes do estado. E essa união em torno desse objetivo comum, que é garantir estrutura para o Hospital Geral, vai ser fundamental para salvarmos muitas vidas. Esse é o nosso compromisso e é para isso que vamos seguir trabalhando”.

Sem comentário para "Vereador Marlon Botão pede investimentos para o Hospital de Câncer do Maranhão"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS