Prefeito de Paço do Lumiar visita instalações do Projeto Integrado de Cultivo e Beneficiamento de Mariscos

0comentário

Uma comitiva formada pelo prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro, secretários municipais e vereadores visitaram na última quarta-feira (3), a Casa Palafítica de Cultivo de Ostra, do Projeto Integrado de Cultivo e Beneficiamento de Mariscos de Paço do Lumiar.

Prefeito Josemar com a secretária de Agricultura, Rosany Aranha, o Procurador do Município, Bruno Leonardo, e os vereadores, André Costa, Irmão Campelo e Leonardo Bruno durante visita à Casa Palafítica
Prefeito Josemar com a secretária de Agricultura, Rosany Aranha, o procurador do Município, Bruno Leonardo, e os vereadores André Costa, Irmão Campelo e Leonardo Bruno durante visita à Casa Palafítica

A Casa Palafítica de Ostra tem o objetivo de assegurar as condições necessárias para processamento de produção do moluscos, garantindo um produto inócuo, livre de microrganismos que possam causar danos à saúde da população. O projeto visa capacitar e gerar alternativas de trabalho e renda para os pescadores e suas famílias e atender as necessidades do mercado consumidor da região metropolitana de São Luis.

O prefeito Josemar disse que o Projeto é de grande importância para o setor da maricultura, pois age como gerador de renda, além de assumir importante dimensão social, na garantia do sustento de muitas famílias pesqueiras.

No Município de Paço do Lumiar, o cultivo da ostra constituem-se como um dos principais recursos pesqueiros estuarinos, em virtude de sua grande abundância e da facilidade de captura, a qual não exige métodos e técnicas sofisticadas. A extração deste molusco é feita no ambiente estuarino manualmente.

A secretária municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento, Rosany Aranha, conta que o projeto garantirá as condições necessárias para produzir os moluscos em escala crescente e amenizar a desigualdade social no Município, onde beneficiará aproximadamente 45 marisqueiras, pertencentes à Associação de Pescadores e Marisqueiras do Povoado de Pau Deitado.

O Município conta com duas ilhas (Ilha de Tamembela e Ilha de Anuju) e duas praias (Praia do Meio e Olho de Porco). O mesmo é cortado por alguns dos maiores rios, Paciência e Santo Antônio, que deságuam em meio a grandes extensões de manguezais na Baía de Curupu. Os portos de Timbuba, Mocajituba, Salina, Iguaíba e Mojó são os pontos de partida para o escoamento da produção local.

Sem comentário para "Prefeito de Paço do Lumiar visita instalações do Projeto Integrado de Cultivo e Beneficiamento de Mariscos"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS