
Sob tema “ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis” e visando promover o debate científico e a troca de experiências entre os cursos das áreas de humanas, sociais e as licenciaturas, o VIII Congresso de Humanas e Sociais da Universidade CEUMA teve como palestra de abertura “Marketing de Influência e Consumo” ministrada por Issaaf Karhawi, doutora em Ciências da Comunicação pela USP e professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNIP.
Pela primeira vez no Maranhão, Issaaf se mostrou muito feliz e honrada com o convite da Instituição e contou que iniciativas interdisciplinares assim são exemplares, pois quanto mais diálogos nas Ciências Sociais e nas Humanidades, maiores serão os avanços nos debates contemporâneos.

“Espero que eu possa oferecer subsídios para que entendam, a luz da comunicação, quem são os influenciadores e que consumo é esse que eles mobilizam, que não é só um consumo necessariamente de produtos, mas é um consumo simbólico que vai impacta em questões relacionadas à responsabilidade, ética na comunicação, ativismo e muito mais. Desejo que alunos saiam inspirados e animados para os dias de evento” declarou a professora.
De acordo com o professor e organizador do evento, André Alvares Fernandes da Silva, a programação foi pensada de forma a trazer palestrantes que tenham trabalho voltado ao tema do Congresso, trazendo essa discussão para dentro da instituição, envolvendo profissionais, pesquisadores e o corpo discente.
Já o coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Emílio Ribeiro, disse que o X Congresso Nacional de Saúde e Bem-Estar da Universidade Ceuma é um momento muito importante para ampliar as trocas, vivências e experiências com os objetos de conhecimento que estão atrelados a todos os cursos que participam deste momento.
“Palestras, oficinas, workshop são importantes para que o nosso alunado aprenda mais e também conheça um pouco daquilo que os pesquisadores, palestrantes e oficineiros estão trazendo enquanto experiência. Aproximando-o assim da realidade de mercado e de todos os temas que trataremos nesses três dias de evento” afirmou o coordenador.