Estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), juntamente com o Diretório Central de Estudantes (DCE) e o Diretório Acadêmico de Comunicação Social (DACOM), organizam debate, nesta terça-feira (02), sobre os últimos acontecimentos nacionais e regionais que englobaram um número crescente de manifestantes nas ruas, inicialmente utilizando a pauta de mobilidade urbana, aglomeraram diversas pautas e modificaram o panorama político do Brasil.
O debate tem por objetivo, tanto análises acadêmicas quanto uma discussão a cerca da formação contemporânea brasileira e as principais tendências de organização, cidadania democracia. O ponto principal será o uso das Redes Sociais e Mídias Sociais por parte dos manifestantes e como esse aspecto foi importante na construção de vários movimentos, e principalmente na construção de um perfil desses grupos.
Os professores acadêmicos convidados foram o Professor e Cientista Político Flávio Reis do Departamento de Sociologia e Antropologia da UFMA, o Professor José Uchoa, do Departamento de Letras e o Professor e Historiador Luiz Eduardo, do Departamento de História da UEMA(Universidade Estadual do Maranhão). Além, dos acadêmicos, representantes de grupos urbanos das manifestações que se espalharam pela cidade também comporão a mesa, como Quilombo Urbano, Vem Pra Rua SLZ, Acorda Maranhão, o DCE UFMA, Gestão Ninguém Pode nos Calar.
O diálogo circulará entre o acadêmico e a sociedade civil visando uma pluralidade de discursos e análises. Os espectadores também terão a oportunidade de dialogar com os integrantes da mesa e expor seus pontos de vista e análises.
O evento está marcado para o dia 02 de julho, terça-feira, às 18h no Auditório Ribamar Carvalho, na Área de Vivência da UFMA, próximo ao Restaurante Universitário.