Quarenta e seta mulheres marisqueiras das comunidades de Mocajtituba, Itapera, Pau Deitado e Mojó que não tem direito ao beneficio seguro-desemprego da pesca e defeso receberam cestas básicas do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). A entrega foi feita pelo superintendente regional do Ministério no Maranhão, Júnior Verde, pela Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da secretária de Agricultura Pesca e Abastecimento (Semapa), Rosany Aranha, e pelo presidente Sindicato dos Trabalhadores na Pesca Artesanal e Aquicultura, Domingos de Sousa, em Itapera, região de Mocajituba.
Há quatro anos, o MPA realiza o programa com marisqueiras e pescadores. Aproximadamente 1.100 famílias são beneficiadas no Maranhão. Segundo Júnior Verde, o benefício visa a contribuir na alimentação desses trabalhadores artesanais. ” O ministério valoriza o pescador, dando condições para que ele cresça e possa exercer suas atividades com mais segurança e qualidade”, destacou o superintendente.
De acordo com a secretária Rosany Aranha, mais benefícios para Paço do Lumiar estão por vir, entre eles a Unidade de Beneficiamento de Mariscos, no Timbuba, que será inaugurada no dia 10 de julho, a Fábrica de Gelo do Porto de Mocajituba e o lançamento do Plano Safra 2013.