Vereador Marlon Botão reforça luta por água potável na área Itaqui-Bacanga

0comentário

Nesta semana, o gabinete do vereador voltou à Caema para tratar sobre os desdobramentos da audiência pública que discutiu o abastecimento da região

A reunião tratou de bairros como Luís Bacelar, Cidade Nova, Sá Viana, Vila São Luís e Residencial Paraíso

O mandado do vereador Marlon Botão (PSB) segue se destacando como um dos mais ativos na luta por água potável na área Itaqui-Bacanga. Nesta semana, o gabinete do vereador esteve mais uma vez reunido com a diretoria da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) para tratar do abastecimento das comunidades.

A reunião tratou de bairros como Luís Bacelar, Cidade Nova, Sá Viana, Vila São Luís e Residencial Paraíso.

“O mandato do vereador Marlon Botão mais uma vez retorna à Caema para tratar dos desdobramentos da nossa Audiência Pública, realizada em março, no Gapara, que tratou da questão do abastecimento dos bairros da área Itaqui-Bacanga”, disse o líder político Marlon Botão, que é pai do vereador homônimo.

“E após essa reunião já conseguimos algumas devolutivas importantes para a população. Como, por exemplo, a boa notícia para a comunidade do Luís Bacelar, onde até o dia 23 de setembro será instalado o filtro para garantir mais qualidade da água que chega até as famílias. Na Cidade Nova, depois de muita luta, nós conseguimos uma equipe da Caema para fazer a manutenção do sistema para melhorar o fluxo da água que chega até as casas”.

No Sá Viana, de acordo com Marlon Botão, uma equipe fará uma inspeção na quarta-feira (20) para analisar o que é preciso para melhorar o atendimento.

“Trouxemos lideranças do Sá Viana que vêm lutando desde sempre ao nosso lado, além de dezenas outras que estão ao nosso lado nessa luta, para garantir as melhorias para a comunidade. Felizmente hoje conseguimos garantir que uma equipe da Caema faça essa inspeção in loco, na quarta-feira, dia 20 de setembro, para que uma solução definitiva seja apresentada o quanto antes”, disse.

“Também tratamos aqui da Vila São Luís, onde identificamos que falta a ligação do poço para a distribuição para as famílias. E o que nós verificamos hoje na reunião é que esse poço tem que ter um padrão para que a Caema possa assumir o controle e a manutenção, e nós já solicitamos também uma equipe técnica para garantir que isso aconteça o quanto antes”.

No Residencial Paraíso, onde a situação do abastecimento também tem se agravado, o gabinete do vereador Marlon Botão assegurou uma equipe da Caema para identificar a causa do problema e apontar uma solução definitiva.

Luta histórica

O líder político Marlon Botão destacou que o mandato do vereador sempre lutou para garantir o abastecimento da área Itaqui-Bacanga, com presença constante dentro dos bairros e ouvindo as comunidades.

“A luta pelo Itaqui-Bacanga é uma das principais bandeiras do mandato do vereador Marlon Botão, e com a diferença crucial de que o vereador sempre esteve presente nas comunidades, ouvindo a população e propondo ações concretas, como a audiência pública realizada dentro da área Itaqui-Bacanga e que até hoje gera desdobramentos positivos para a região”, disse.

“Ao longo desses anos, nós sempre buscamos chamar a atenção do poder público, da prefeitura, da Caema, do Ministério Público, fazendo parcerias com a UFMA, UEMA e com a Vale, sempre com o objetivo de resolver de maneira definitiva esse problema da falta de abastecimento da área Itaqui-Bacanga, que até hoje afeta tantas famílias”.

Segundo o líder político, essa atuação é necessária porque a situação tem se agravado com a ocupação desordenada do solo.

“Nós temos uma atenção constante na região porque, infelizmente, a situação tem se agravado e pode chegar a um ponto irreversível. São problemas ocasionados pela ocupação desordenada do solo, pela contaminação de poços artesianos que abastecem diversos bairros e a falta permanente de fornecimento de água encanada pela Caema, o que leva ao excesso de perfuração de poços artesianos particulares – que prejudica muito o meio ambiente”.

Sistema Italuís

Marlon Botão relembrou que, já nos primeiros meses do mandato, o vereador se reuniu com o presidente da Caema, Marco Aurélio, para alinhar o projeto de expansão do Sistema Italuís, por meio da Vila Maranhão, para abastecer os bairros da área Itaqui-Bacanga.

“Sempre buscamos soluções concretas, com resultados positivos na prática, e a expansão do Sistema Italuís é uma alternativa para aplacar o sofrimento das famílias da área Itaqui-Bacanga. Nós estamos em tratativas para viabilizar esse projeto, e felizmente temos o governo do Estado, na pessoa do governador Carlos Brandão, como parceiro fundamental”, disse.

“O governo agora busca financiamento junto ao BNDES para conseguir realizar essa expansão do Sistema Italuís e acabar de uma vez por todas com a falta de água na área Itaqui-Bacanga. E o mandato do vereador Marlon Botão, autor dessa proposta, acredita que vamos juntos conquistar mais esse resultado positivo na prática, garantindo o direito fundamental das famílias de ter acesso a água potável”, finalizou o líder político.

Sem comentário para "Vereador Marlon Botão reforça luta por água potável na área Itaqui-Bacanga"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS