Apesar do recesso das atividades da Câmara Municipal de São Luís, o vereador Marlon Botão (PSB) continua em plena atividade nas comunidades da capital. Nesta semana, em entrevista ao blog, o vereador destacou os seus projetos para o Residencial Luís Bacelar, na área Itaqui-Bacanga. De acordo com o parlamentar, a comunidade sempre foi – e continuará sendo – uma das prioridades do seu mandato.
“Acredito que sou o vereador que mais apresentou projetos para o residencial Luís Bacelar, uma comunidade historicamente negligenciada em legislaturas passadas. A nossa atuação, aos poucos, tem mudado essa realidade, e hoje outros também já começam a olhar com mais atenção para comunidade”, disse.
“Isso, claro, nos deixa feliz, porque mostra que estamos no caminho certo. E vamos seguir com esse trabalho, porque a situação do residencial Luís Bacelar, infelizmente, ainda é muito difícil. Há problema no abastecimento de água, na infraestrutura das ruas, na oferta de serviços básicos. Mas, como sempre, com muito trabalho e responsabilidade, vamos conseguir levar mais resultados positivos na prática para a população”. .Segundo Marlon Botão, para o segundo semestre, as prioridades para o Luís Bacelar são o problema do abastecimento e da infraestrutura das vias.
“Estamos nessa luta para melhorar o abastecimento do Luís Bacelar há muito tempo, e eu me engajei de corpo e alma nisso porque conheço de perto a dificuldade das famílias – que às vezes não têm água nem para as necessidades mais básicas do dia a dia. É uma situação insustentável que temos que resolver o quanto antes”, disse. “Ao mesmo tempo, vou trabalhar para que os nossos projetos e requerimentos apresentados na Câmara sobre a pavimentação das ruas sejam atendidos logo pela prefeitura de São Luís. Hoje, o estado da malha asfáltica é tão ruim que prejudica a circulação das viaturas da polícia que fazem a segurança, de ambulâncias e até dos pedestres”.
O vereador também destacou a atuação de lideranças comunitárias do Residencial Luís Bacelar. “Sempre busco manter uma relação próxima com as famílias das comunidades, com os líderes comunitários, porque são essas pessoas que conhecem de verdade a realidade dos bairros, e isso permite que a nossa atuação como vereador seja mais efetiva e garanta realmente resultados positivos na prática”, disse. “Nesse contexto, eu faço questão de destacar a atuação de três líderes comunitários do residencial Luís Bacelar: os nossos amigos Cabeludo, Neto e Maurício, que são três batalhadores que sempre estão em contato com o nosso mandato para apresentar as demandas da comunidade. Os três foram muito importantes em cada um dos benefícios que conseguimos garantir para as famílias de lá”.
Marlon Botão enumerou, ainda, outras pautas em defesa do Residencial Luís Bacelar que continuará defendendo na Câmara Municipal.
Feira do Residencial Luís Bacelar
Outra demanda histórica da comunidade do Luís Bacelar é pela construção de uma feira para atender as famílias do residencial – que, atualmente, precisam caminhar seis quilômetros até a feira mais próxima. Para resolver essa situação, o vereador Marlon Botão conseguiu aprovar, na Câmara Municipal, o requerimento nº 1005/2021, solicitando à prefeitura de São Luís a implantação da feira do bairro.
“Esse projeto da feira é um sonho antigo da comunidade que nós estamos lutando para tornar realidade. Sou o vereador que mais atuou dentro e fora da Câmara Municipal para garantir esse benefício. Conseguimos aprovar o requerimento para a construção da feira, e agora a nossa missão é para garantir a execução da obra”, disse. “Já conversei diversas vezes com representantes da prefeitura, e com o próprio prefeito Eduardo Braide, e tenho certeza que vamos conseguir mais esse resultado positivo na prática para a comunidade do Luís Bacelar, acabando com essa situação inaceitável, com famílias tendo que andar seis quilômetros para ter acesso a alimentos básicos do dia a dia”.
Água potável
Uma das principais lutas do vereador Marlon Botão no residencial Luís Bacelar, bem como em todo o eixo Itaqui-Bacanga, é sobre a questão do abastecimento de água. “Durante esse tempo, em que acompanho rotineiramente a realidade da comunidade do Luís Bacelar, denunciei diversas vezes a péssima qualidade do abastecimento de água do bairro. Mas eu fiz questão de ir além do discurso”, disse. “Fiz uma audiência pública, reunindo Caema, Vale, prefeitura e assembleia legislativa, para encontrar uma solução definitiva para o abastecimento de água de comunidades do Itaqui-Bacanga, especialmente para as comunidades em que a situação é mais crítica, como no Luís Bacelar”.
Segundo o vereador, é necessária a construção de ao menos mais um poço artesiano. “Conversei mais uma vez, recentemente, com o presidente da Caema, Marco Aurélio, para falar especificamente sobre a situação do Residencial Luís Bacelar, porque é uma situação realmente insustentável. Por lá, famílias com pessoas com diabetes tiveram que abandonar as suas casas por causa da péssima qualidade da água que estava agravando o quadro da doença”, disse. “Dialogamos com o presidente da Caema sobre a necessidade de construção de pelo menos mais um poço artesiano para atender a comunidade. Mas ressaltei que, enquanto isso não acontece, é necessário fazer um processo de defecção no poço já existente, ou seja, um processo de limpeza geral no poço, para melhorar a qualidade da água que as famílias utilizam”.
Além disso, Marlon Botão apresentou projeto na Câmara Municipal para que as famílias do Residencial Luís Bacelar que forem cadastradas no Bolsa Família comecem a receber o auxílio vale-água mineral. “Pensamos nesse projeto como uma medida emergencial para garantir que, enquanto problema central do abastecimento não é resolvido de uma vez por todas, as famílias mais carentes tenham água limpa para beber, o que é o mínimo”, disse. “Importante ressaltar que esse é um projeto voltado para as famílias de baixa renda, então só poderão ser beneficiadas com esse vale as famílias que estiverem cadastradas no Bolsa Família”.
Ações sociais
Marlon Botão lembrou que também levou projetos sociais para o Residencial Luís Bacelar. .“Com os nossos projetos Inspirar Saúde e Gente que Inspira, realizamos diversas ações sociais dentro do Residencial Luís Bacelar, garantindo benefícios para todas as famílias, especialmente para as que mais precisam”, disse. “Com a nossa atuação, conseguimos ofertar, totalmente de graça, serviços odontológicos, clínico geral, oftalmologista e diversas outras especialidades. Também realizamos a distribuição de centenas de óculos de grau para as famílias que não tinham como arcar com os altos custos. Também realizamos regularmente distribuição de cestas básicas e de peixe fresco”.
O vereador destacou, ainda, que tem trabalhado para garantir a pavimentação das ruas e a recuperação das vias principais do conjunto, e que seguirá atuando para garantir mais qualidade de vida para os moradores do Residencial Luís Bacelar. “A minha atuação pelo Residencial Luís Bacelar não começou agora, quem conhece o meu trabalho sabe do que estou falando. Sempre fui um aliado da comunidade, de todas as famílias, e seguirei trabalhando para garantir cada vez mais resultados positivos na prática. Essa é a minha missão”, finalizou.