O deputado estadual Ariston (PSB), esteve reunido nesta sexta-feira, 14 de julho, com o presidente da CAEMA, Marco Aurélio, e o diretor Carlos Rogério Araújo em busca de solução para o desabastecimento de água na cidade de Santa Rita. De acordo com estudo apresentado pelo parlamentar, uma intervenção no sistema Italuís poderia beneficiar mais de 20 mil moradores que sofrem com a falta do item básico para sobrevivência humana.
O Italuís que está sediado no municipio de Santa Rita entre os povoados de Timbotiba e Desmatado, não consegue abastecer a população da região. Tanto que desde 2012, a Justiça determinou a suspensão da cobrança da tarifa de água aos moradores santaritenses por falta de um serviço eficiente.
Em conversa com o diretor-presidente Marco Aurélio e o diretor de Engenharia e Meio Ambiente, Carlos Rogério, o deputado estadual Ariston discutiu possibilidades para resolução do problema: a construção de um ramal de 17 km do Italuís até a cidade de Santa Rita. Essa instalação poderia ocorrer através de canos de cobre, que teria o custo de R$15 milhões ou de PVC com canos de 110 a 220 cm, que tem um orçamento estipulado de R$2 milhões.
Outras duas sugestões, seriam a duplicação do encanamento que já existe e também a perfuração de poços artesianos em Santa Rita. O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, tem se colocado à disposição para solucionar o problema.
Ariston e Hilton Gonçalo querem a solução do desabastecimento de água em Santa Rita. Uma nova tubulação beneficiaria mais da metade da população, abrangendo a sede do município, os bairros de Carema, Areias e os povoados de Centrinho, Rancho Papouco, Vila São Francisco, Vale quem tem, entre outros.
Em Santa Rita, uma caixa d’água de 500 mil litros no bairro Alto de Fátima, porém há anos está sem uso por falta de água.