O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Diego Rodrigues, tomou posse, na última segunda-feira (3), como membro do Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN), órgão máximo do trânsito no Estado, que além de consultivo e normativo, tem a função de julgar os recursos contra as infrações de trânsito em último grau nas multas de responsabilidade dos municípios e do Estado. O novo conselheiro é o mesmo que liberou, em plena madrugada, sem cumprir os trâmites legais, uma Toyota SW4 apreendida e recolhida ao pátio da Secretaria Municipal de Trânsito (SMTT), com direito a filmagem feita por vigilantes receosos de assumir a culpa pelo procedimento ilegal.
O ato de posse de Diego Rodrigues foi registrado em texto e fotos pela SMTT nas redes sociais. O órgão também mostrou a participação do secretário na primeira reunião com os demais conselheiros. Enquanto a ascenção do titular da pasta de trânsito e transportes da capital ganha é abordada como grande feito e ganha contornos midiáticos, a Prefeitura de São Luís mantém silêncio absoluto sobre a liberação clandestina do carro de luxo do pátio da secretaria.
Mais atribuições do conselho
O CETRAN também acompanha e coordena as atividades de administração, educação, engenharia, fiscalização, policiamento ostensivo de trânsito, formação de condutores, registro e licenciamento de veículos.
Participaram do evento o presidente do CETRAN, o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins, o representante do SEST/SENAT, Sandro Belo, Notório Saber, Francisco Soares, comandante geral da Polícia Militar Maranhão, Clcoronel Paulo Queiroz, o presidente da Agência de Mobilidade Urbana (MOB), Adriano Sarney; os representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Maranhão, Elis Marques, e das Empresas de Transporte de São Luís, José Luiz Medeiros; representantes do CETRAN em BACABAL, Ualacy Chaves, e em Imperatriz, José de Ribamar Soares.
Esse nosso Maranhão está destruído, sobretudo moralmente.