O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) impôs um duplo constrangimento ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em reunião com sua equipe de governo, na manhã desta quinta-feira (15), no Palácio do Planalto. Diante dos 37 auxiliares com status de ministro, Lula voltou a fazer piada com a silhueta e e fama de Dino de glutão e reafirmou que quaisquer plano, programa ou projeto devem ser tratados como ações de governo, não como um feito individual, atribuído a um só ministro.
A galhofa de Lula sobre a robustez corpórea e suposta comilança do seu ministro da Justiça e Segurança Pública ocorreu quando o presidente comentava a duração da reunião, que terá continuidade no horário do almoço. “Enquanto uns almoçam, outros falam. E vamos botar pouca comida para o Flávio Dino”, gracejou.
Logo em seguida, Lula voltou a fazer referência à forma como devem ser tornados públicos certos atos do seu governo, como planos, programas e projetos. O presidente reforçou a ordem para que a divulgação das ações seja alinhada por todos os ministérios com a Casa Civil para que sejam abordadas como iniciativas da gestão, não de um só ministro ou pasta.
A fala de Lula soou novamente como um recado direto a Flávio Dino, notadamente o ministro que mais tenta se impor como um agenda autônomo em meio à estrutura governamental, o que resulta em maior promoção da sua imagem.
Resta saber se ao bater de novo nessa tecla, Lula seguiu sua própria linha de pensamento e ação ou atendeu ao apelo de outros membros da sua equipe, para quem a figura de Flávio Dino e a postura que ele assume são um tanto incômodas.
[…] a postura pedante de Flávio Dino é coisa de ego, tão inflado quanto sua silhueta, motivo de piada para o próprio Lula, que teima em abusar do politicamente […]
[…] Com poder de "vingador", mas sem o mínimo carisma, Flávio Dino desce do pedestal para celebrar com imortais do Maranhão – Daniel Matos em Flávio Dino é duplamente constrangido por Lula na 3ª reunião do presidente com ministros no Plan… […]