Uma palestra sobre o tema “Constituição, Justiça e Fraternidade”, proferida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reynaldo Soares da Fonseca, marcou o encerramento, nessa quarta-feira (31), de mais uma edição do projeto Orgulho Ceuma, iniciativa do Curso de Direito. A atividade é realizada pela Universidade Ceuma ao final de cada semestre letivo, sempre com a abordagem de assuntos de extrema relevância para a sociedade, com foco na valorização do conhecimento e na formação acadêmica.
Presente ao evento, realizado no Auditório Expedito Bacelar, no Campus Renascença, a reitora Maria Cristina Nitz destacou a participação de grandes nomes da área jurídica e a importância do tema abordado na palestra do ministro Reynaldo Soares da Fonseca, que atendeu as expectativas dos alunos por representar mais uma valorosa experiência e aprendizado.
A coordenadora do Curso de Direito, Jaqueline Sena, observou que o projeto Orgulho Ceuma significa a valorização de todas as atividades realizadas ao longo do semestre. Ao fazer um breve retrospecto, ela mencionou o Simpósio Jurídico, que ocorreu nos dias 24 e 25 deste mês, com uma vasta programação de palestras, conferências e debates, conduzidos por expoentes do Direito no Maranhão e de renome nacional, dentre os quais os ministros do STJ Napoleão Maia e Joel Ilan Paciornik, palestrantes convidados pela instituição de ensino superior.
O ministro Reynaldo Soares da Fonseca parabenizou os estudjst da Universidade Ceuma pelo envolvimento em tão grandioso evento acadêmico, ressaltando que a educação transforma vidas, transforma a sociedade e transforma o mundo. O magistrado lembrou que em 2023 a Constituição brasileira está completando 35 anos de promulgação.
Sobre o tema da sua palestra, o magistrado frisou que neste momento em que a Constituição cidadã do Brasil completa 35 anos de vigência, é preciso pensar nos rumos da sociedade, que se diz livre, justa e fraterna. “Daí porque, Constituição, 35 anos de história, justiça inclusiva e que abrange, alcança toda a comunidade e fraternidade como elemento que resgata as relações humanas”, assinalou.
Representando o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, no encerramento do projeto Orgulho Ceuma, a vice-prefeita, Esmênia Miranda, pontuou que o tema da palestra proferida pelo ministro Reynaldo Soares da Fonseca é de grande valia para os estudantes, pois, uma vez que tenham a compreensão do que é fraternidade e justiça, poderão praticar tais ensinamentos na carreira profissional.