Por meio de nota divulgada na madrugada desta terça-feira (23), a Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (SEMDEL) confirmou que houve manifestação racista da torcida durante uma partida de futsal entre as equipes do Colégio Upaon-Açu, da rede particular, e do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), da rede pública estadual, disputada no último domingo (21), pelos Jogos Escolares Ludovicenses (JEL’s 2023), na categoria Infanto. No entanto, a pasta, organizadora da competição estudantil, assegurou que foi um fato isolado.
“O ocorrido não representa o espírito dos alunos e participantes dos JEL’s, que têm competido em clima de paz e união”, declarou a SEMDEL, em resposta ao pedido de esclarecimento formalizado horas antes pelo Colégio Upaon-Açu e reproduzido pela escola em suas redes sociais (veja matéria abaixo).
De acordo com a secretaria, ao contrário do que informara a instituição de ensino privada, a manifestação racista foi, sim, relatada pela arbitragem na súmula da partida. “Já estão sendo tomadas todas as providências pela SEMDEL, juntamente com a Comissão Disciplinar e Pedagógica dos JEL’s”, anunciou a pasta municipal.
Abaixo, a nota oficial emitida pela SEMDEL sobre o caso.
[…] O governador Carlos Brandão (PSB) se solidarizou aos atletas/estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA) que foram vítimas de racismo durante uma partida de futsal contra o equipe do Colégio Upaon-Açu, da rede particular de São Luís, disputada no ultimo domingo (21), no Ginásio Costa Rodrigues, pelos Jogos Escolares Ludovicenses (JEL’s 2023). O caso foi noticiado em primeira mão por este blog nessa quarta-feira (23). Reveja aqui e aqui. […]