A manhã do último sábado (20) foi marcada por divertimento e inclusão no Complexo Esportivo da Universidade Ceuma com a realização do Festival Paralímpico. As atividades começaram às 8h30 da manhã e seguiram até o meio-dia com o apoio efetivo de alunos, professores do curso de Educação Física e voluntários. O Festival Paralímpico foi promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, em parceria com a Universidade Ceuma e a Prefeitura de São Luís, por meio das Secretarias Semdel, Semed e Semeped.
Parabadminton, Basquete em cadeira de rodas, Bocha e Futebol de cegos foram as quatro habilidades esportivas realizadas por um público de centenas de crianças e adolescentes.
Estiveram presentes na ação a Coordenadora do curso de Educação Física da Universidade Ceuma, Profa. Dra. Daniela Flexa, o Presidente do Conselho Regional de Educação Física, Sandow Feques, o Secretário da Semeped, Carlivan Braga e o Secretário Adjunto da Semdel, Arnaldo Murad.
Para a Profa. Dra., Daniela Flexa, o evento “É uma oportunidade para que o curso de Educação Física vivencie os esportes adaptados e possa promover cidadania para todos”. Além disso, Sandow Feques, Presidente do CREF, enfatizou a felicidade em “festejar o momento do esporte paralímpico dentro de uma Universidade que sempre abre as portas para esse movimento esportivo. O Conselho Regional de Educação Física se sente lisonjeado em fazer parte desta ocasião”.
Confira mais fotos:
Laryssa Macedo, Ex-técnica da Seleção Brasileira Feminina de Futebol para Cegos reforçou a importância do estímulo das atividades paralímpicas como ferramenta de inclusão social. “Tudo começa através do fomento. O festival traz a parte lúdica e também a experiência com todas as modalidades paralímpicas. Integração social a todos os jovens com ou sem deficiência”, ressaltou.