O vereador Marlon Botão (PSB) se reuniu nesta semana com o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Marco Aurélio, para discutir as ações da empresa para resolver o problema do abastecimento de água em bairros do Itaqui-Bacanga, que hoje afeta aproximadamente 50 mil pessoas na região.
.
O encontro foi um dos desdobramentos da Audiência Pública que o vereador organizou no dia 31 de março, no bairro do Gapara, para tratar sobre o assunto.
.
De acordo com Marlon Botão, o presidente da Caema se comprometeu a enviar técnicos da companhia ainda neste mês para analisar a situação do sistema de abastecimento da região e apontar, o mais breve possível, uma solução definitiva para o problema.
.
“Como sempre deixei claro, inclusive na nossa Audiência Pública, a minha missão é fazer tudo o que estiver ao meu alcance, enquanto vereador de São Luís, para encontrar uma solução definitiva para o problema do abastecimento de água dos bairros do Itaqui-Bacanga. Essa reunião de hoje com o presidente da Caema é mais uma prova clara disso”, disse.
.
“E fico feliz por sair daqui com uma resposta objetiva do presidente Marco Aurélio, que enviará técnicos da Caema ainda neste mês para avaliar a situação de todo o sistema de abastecimento do Itaqui-Bacanga, especialmente daqueles bairros em que a situação da falta de água é mais crítica, para encontrar essa solução definitiva que a população tanto anseia e merece. O nosso gabinete vai acompanhar todo esse trabalho de perto”.
.
Marlon Botão informou que também discutiu com o presidente da Caema a possibilidade de construção de mais poços para atender a área Itaqui-Bacanga.
.
“Discutimos todas as possibilidades. Além da necessidade de avaliação de toda a rede de distribuição de água, que deve passar por uma manutenção profunda, também falamos sobre a nossa proposta de perfuração de mais poços para atender os bairros do Itaqui-Bacanga. O importante é encontrar uma forma de abastecer essas milhares de famílias que hoje sofrem por não ter direito ao básico, que é água limpa para o consumo”, disse.
.
Compromisso
.
Segundo o presidente Marco Aurélio, o compromisso da companhia é resolver essa demanda do vereador o mais rápido possível.
.
“Ressalto que a Caema firmou o compromisso que o governador Carlos Brandão nos deu de atender a todos e no menor espaço de tempo possível. Estivemos presentes na Audiência Pública proposta pelo vereador Marlon Botão, estamos avaliando a possibilidade de construção de novos poços como foi solicitado pelo vereador, e, ainda neste mês, técnicos avaliarão a rede de abastecimento do Itaqui-Bacanga para que possamos apontar quais as ações devem ser tomadas para resolver de uma vez por todas esse problema”, disse.
.
Ainda de acordo com o presidente da Caema, é possível que manutenções emergenciais já resolvam parte do problema.
.
“Temos certeza que com um pouco mais de inteligência nós vamos dar a solução para as áreas que foram objeto da Audiência Pública. Essa avaliação que os nossos técnicos farão nesta semana vai poder apontar se um processo de desinfecção, limpeza, e de uma análise mais profunda do sistema, já consegue melhorar o abastecimento, fazendo por exemplo com que os poços já existentes entreguem a quantidade de água que deveriam entregar”, disse.
.
Carros-pipa
.
O vereador Marlon Botão também destacou a aprovação, na Câmara Municipal, da sua proposta (nº 168/23) que solicita ao governo do estado e à Caema que realizem o abastecimento de bairros do Itaqui-Bacanga com carros-pipa enquanto o problema central não for resolvido.
.
“Acredito que é dever do estado, e sei que o governador Carlos Brandão é sensível a essa questão, pois tem nos dado todo o suporte necessário, encontrar formas de garantir o abastecimento das famílias do Itaqui-Bacanga enquanto uma solução definitiva para o problema não é apresentada”, disse.
.
“Foi isso que motivou essa nossa proposta. Com isso, nós vamos diminuir o sofrimento das famílias, especialmente daquelas que vivem em regiões onde a situação da falta de abastecimento crítica, como as comunidades do Gapara/Argola e Tambor, Cidade Nova, entre outras. É uma medida emergencial que trará grande benefício para essas localidades”, finalizou Marlon Botão.