![](https://www.blogsoestado.com/danielmatos/files/2023/04/Screenshot_20230424-1655372.png)
Em nota emitida nesta segunda-feira (24), a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) manifestou solidariedade às prefeituras envolvidas em escândalo de corrupção na saúde pública, com desvio milionário de verbas federais destinadas ao tratamento pós-Covid, denunciado nesse domingo (23) pelo programa Fantástico, da Rede Globo. Estranhamente, a nota não contém a assinatura do presidente da entidade, Ivo Rezende, prefeito de São Mateus, como é de praxe nesse tipo de comunicação.
Em resposta à matéria jornalística, a Famem reiterou sua total confiança de que as denúncias apresentadas em rede nacional serão esclarecidas. A entidade classificou os fatos noticiados e respaldados por farta documentação e depoimentos, como mera suspeita. Detalhe: a investigação, realizada pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Controladora Geral da União (CGU) apontou fraude contra o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da inserção de dados falsos sobre atendimentos, em quase 50 prefeituras maranhenses.
Além de se solidarizar com os prefeitos acusados de participação no esquema de corrupção, a Famem reconheceu o “bom trabalho que os gestores citados vêm realizando em suas cidades, assim como seus esforços na busca da apuração incondicional da verdade”.
Por fim, a Famem se colocou à disposição dos prefeitos para contribuir para que tudo seja esclarecido o mais rápido possível.
Abaixa, a nota da Famem: