O secretário municipal de Governo, advogado Enéas Fernandes, foi o segundo membro do primeiro escalão exonerado pelo prefeito Eduardo Braide, como parte da reforma administrativa em execução. No lugar de Enéas Fernandes, assume Emílio Murad, que integrou a equipe de transição da prefeitura da gestão passada para a atual administração da capital maranhense e até então era o adjunto da SEMGOV.
Informações de bastidores dão conta de que Enéas Fernandes foi demitido por falta de traquejo para a função em razão da sua postura rígida, que muitas vezes inviabilizou o atendimento de demandas da classe política junto a prefeitura. O curioso é que foi ele o coordenador da equipe de transição da qual fazia parte o seu sucessor na pasta.
Tal comportamento teria contribuído para o distanciamento entre Braide e a Câmara Municipal, dando origem a uma crise institucional que perdura até o momento.
A reforma administrativa iniciada por Braide deve ter continuidade nos próximos dias, a fim de aprimorar as ações da máquina pública municipal, a relação com a classe política e a imagem perante a população.