Pelo menos 65 crianças do povoado Barrocão, no município de Paulino Neves, interior do Maranhão, ainda não assistiram a nenhuma aula no presente ano letivo. Segundo os moradores, o motivo é a falta de um prédio adequado às práticas de ensino e aprendizagem.
O morador Jonas Macedo confirmou que as aulas ainda não começaram e afirmou que as crianças da localidade aprendem em ambientes improvisados, como fundos de casas e igrejas. “Há quatro anos as nossas crianças não têm uma escola digna. Isso causa revolta”, desabafou.
Manifestação
No último dia 11, populares fizeram um protesto contra a Secretaria Municipal de Educação de Paulino Neves para reivindicar a reativação da escola do povoado Barrocão. Jonas Macedo reclamou que há cinco anos a comunidade aguarda o cumprimento do direito constitucional de ter seus filhos estudando. “Estamos no nosso limite devido ao descaso do poder público municipal”, advertiu o cidadão.
Ele expressou incômodo com o descaso com a educação dos seus filhos, que assistem às aulas nos fundos de uma igreja, um espaço lsem ventilação adequada e nenhuma condição para que os 65 alunos tenham o mínimo de dignidade na hora de estudar.
O blog tentou entrar em.contato por telefone com a Prefeitura de Paulino Neves, mas até o fechamento deste matéria não obtivemos resposta.
Assista ao vídeo aqui.