Acumulados das chuvas podem passar de 100 milímetros em 24 horas e ventos podem superar os 100 km/h. Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil está em alerta
A Defesa Civil Nacional alerta para a previsão de chuvas intensas nos estados do Maranhão. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os acumulados de chuvas podem passar dos 100 milímetros até esta quarta-feira (15). Além disso, os ventos podem superar os 100 km/h. Há risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, além de deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.
No Maranhão, as regiões de maior risco de desastres são o norte – onde está situada a Grande Ilha de São Luís -, o centro e o oeste. O aviso do Inmet pode ser acessado aqui.
Clique aqui para conhecer medidas a serem tomadas pela população em caso de chuvas intensas.
O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) alterou o nível operacional para alerta Laranja e mantém monitoramento 24 horas por dia. Os órgãos do Sistema Federal de Preparação e Resposta também foram notificados.
Alertas
A Defesa Civil Nacional orienta os moradores das regiões de risco a se inscreverem nos serviços de alerta, enviando um SMS com o CEP do local onde mora, ou outro local de interesse, para o número 40199.
Não há limite de locais cadastrados e o serviço é totalmente gratuito para a população. A partir da previsão de desastre, a população receberá um aviso contendo informações de risco e orientações para a autoproteção.
Outra recomendação é ficar atento aos alertas publicados no Twitter da Defesa Civil Nacional (@defesacivilbr) e do Instituto Nacional de Meteorologia (@inmet_).
Para receber alertas por WhatsApp
Para receber alertas de desastres pelo WhatsApp, é necessário se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou neste link e, em seguida, interagir com o chatbot (robô de atendimento), enviando um simples “Oi”. Após essa primeira interação, o usuário poderá compartilhar sua localização atual ou escolher qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pelos órgãos de defesa civil locais.
Após o envio de qualquer mensagem pelo usuário, o robô encaminhará a pergunta se a pessoa deseja receber os alertas da Defesa Civil. Se sim, será disponibilizado no chatbot os termos de uso e política de privacidade, que regulamentam o projeto, e o pedido para o aceite do usuário.
Leia mais aqui.