O vereador Marlon Botão (PSB) afirmou, após o anúncio de mais um aumento no preço das passagens de ônibus em São Luís nesta semana, que uma nova licitação do transporte público é o caminho para evitar aumentos abusivos.
Para o parlamentar, somente uma nova licitação pode garantir que os direitos dos usuários sejam assegurados.
“A última licitação [do transporte público] ainda é do ano de 2016, quando Braide ainda nem era prefeito, então já está mais do que defasada. Nos últimos anos, a cidade cresceu, a demanda aumentou, a realidade é completamente diferente”, disse.
“Precisamos de uma nova licitação do transporte público que leve em conta o cenário atual de São Luís, que garanta condições aos empresários do setor, como o prefeito Braide sempre garantiu, mas que também assegure a qualidade do serviço prestado”.
De acordo com Marlon Botão, São Luís precisa oferecer uma frota de ônibus moderna aos usuários.
“Com a nova licitação, vamos trabalhar para que a frota seja renovada. São Luís precisa de ônibus novos, climatizados, com mais linhas para que as filas e as longas esperas diminuam. O preço da passagem deve corresponder à qualidade do serviço”, disse.
“Ao mesmo tempo, a prefeitura precisa ampliar a fiscalização por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), para que haja punição em caso de descumprimento de qualquer obrigação prevista na licitação. São medidas necessárias para garantir o bom funcionamento do serviço e a qualidade de vida da população”.
CPI
Marlon Botão destacou que, além de defasada, a atual licitação contém irregularidades, segundo o relatório da CPI da Câmara Municipal que investigou o transporte público de São Luís.
“Analisei com todo cuidado o relatório final da CPI da Câmara de São Luís que investigou o transporte público, e encontrei diversas irregularidades na atual licitação”, disse.
“A verdade é que a licitação foi mal feita. Foi construída sem levar em conta o plano urbanístico, sem atentar para as necessidades básicas da população que utiliza o serviço. Tudo isso precisa ser revisado, reconstruído, alterado.
De acordo com Marlon Botão, o sistema de transporte público de São Luís precisa sofrer uma revolução.
“Esse é o momento de nos unirmos, Câmara Municipal e Prefeitura, todos os 31 vereadores, para começarmos um novo ciclo dentro do sistema de transporte urbano da capital”.
“Precisamos superar esses problemas históricos, as longas filas, a superlotação. É assim que vamos garantir a qualidade do serviço e a dignidade dos usuários do sistema de transporte público”.
Compromisso
Marlon Botão destacou, ainda, o compromisso do prefeito Eduardo Braide nas negociações.
“Uma coisa que ninguém pode negar, mesmo que não goste do Braide, é o empenho e o compromisso do nosso prefeito em solucionar os problemas do transporte público de São Luís. Braide nunca fugiu da responsabilidade, sempre fez o que era necessário fazer para que os problemas fossem resolvidos”, disse.
“Isso porque acabou ‘herdando’ esse problema da gestão anterior, que foi a responsável pela licitação de 2016, e mesmo assim tem feito um bom trabalho, garantindo que a população não fique sem o serviço. Com a nova licitação, sob a supervisão do prefeito Braide e da sociedade civil organizada, eu tenho certeza que todas essas questões ficarão para trás e a população terá o serviço de qualidade que merece”, finalizou.