O Pátio Norte Shopping, empreendimento comercial situado na MA-201 (Estrada de Ribamar), município de Paço do Lumiar, parece disposto a boicotar o esporte, especialmente o futebol, em suas programações. Em plena tarde de sábado (21), nenhum jogo, seja de times brasileiros, seja de equipes estrangeiras, foi exibido nos aparelhos de TV instalados na praça de alimentação, que permaneceram o tempo todo desligados.
Não se sabe o motivo da exclusão do futebol da rotina do Pátio Norte Shopping. Mas, em primeira análise, trata-se de um erro de estratégia de negócio, já que as transmissões atraem mais público e, consequentemente, aumentam o consumo nas lojas, especialmente as que vendem bebidas, comercializadas a preços exorbitantes, se comparados aos praticados pelo resto do mercado.
Se o problema é a suposta insegurança provocada pela exibição das partidas, basta.reforçar a vigilância na praça de alimentação, que, inclusive, conta com videomonitoramento. Outras medidas que visem preservar a integridade do espaço e dos frequentadores podem ser estudadas para implementação, dentro da lei.
A administração do Pátio Norte Shopping, em especial o setor de marketing, deve se dispor a reavaliar o aparente boicote ao futebol, a fim de conter a insatisfação crescente com tal censura.