O vereador Marlon Botão (PSB), parlamentar que participou ativamente da campanha do presidente Lula (PT) em São Luís, elogiou a atuação do governo federal em resposta aos ataques golpistas cometidos por bolsonaristas radicalizados, em Brasília, no último dia 8 de janeiro, na sede dos Três Poderes.
Acampados em frente a quartéis desde o anúncio da eleição de Lula, no dia 30 de outubro de 2022, os criminosos bolsonaristas invadiram o Palácio do Planalto, o Congresso e o STF, deixando um rastro de destruição. O objetivo, segundo os extremistas, era “colapsar o sistema” para garantir a volta do ex-presidente Jair Bolsonaro – que está de férias nos Estados Unidos – ao poder.
De acordo com Marlon Botão, a resposta imediata do governo Lula foi exemplar, e mostrou que não há mais espaço para golpismo e aventuras ditatoriais no Brasil.
“O presidente Lula deu um recado muito importante ao país, a todos os brasileiros, e à comunidade internacional, de que não existe mais espaço para golpismo e aventuras ditatoriais no Brasil. O que vimos em Brasília foi uma tentativa de golpe de estado. Aquelas pessoas que invadiram e depredaram a sede dos três poderes, que agrediram jornalistas, defecaram no STF, furtaram obras de arte e até uma réplica do exemplar original da Constituição Federal, não podem ser chamadas de manifestantes, são criminosos, são terroristas”, disse.
“Nesse sentido, considero exemplar a resposta imediata do governo Lula, que em poucas horas conseguiu deter a massa golpista, restabelecendo a ordem com centenas de prisões, que devem seguir acontecendo nos próximos dias e meses. Lula mostrou ao povo brasileiro que as instituições, como muito bem pontuou o ministro Flávio Dino, resistiram a esse grave atentado”.
Na avaliação do vereador, além da necessidade de identificar e prender todos os responsáveis pela tentativa de golpe, é necessário que a população se una em defesa da democracia.
“Esse atentado em Brasília deixa claro que os brasileiros precisam se unir em defesa e do fortalecimento da nossa democracia. Apesar de todos os assassinatos, dos inúmeros casos de tortura, da censura, da corrupção e da barbárie perpetrada pela ditadura militar de 1964, uma parcela violenta da sociedade brasileira ainda deseja um governo ditatorial, de extrema direita”, disse.
“Nós, enquanto cidadãos, enquanto agentes públicos representantes do povo, precisamos defender com intransigência a nossa democracia e as nossas instituições. Os que pedem a volta da barbárie são poucos, mas virulentos. A nossa resposta, a resposta de quem defende o Estado Democrático de Direito, deve ser ainda mais dura: ditadura nunca mais! Aos extremistas, o rigor das Leis. Todos devem ser presos e responsabilizados por seus atos”.
Maranhão em destaque
O vereador também destacou a atuação de lideranças maranhenses, como o ex-governador e atual ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), e o governador Carlos Brandão (PSB), no combate aos extremistas e na defesa da democracia.
“O ministro Flávio Dino tem conduzido de forma impecável o trabalho contra os atentados terroristas em Brasília e no país, como homem de confiança do presidente Lula, dando destaque nacional ao Maranhão como celeiro de novas lideranças progressistas”, disse.
“O Brasil agora, mais do que nunca, está tendo a chance de conhecer de perto o que nós, maranhenses, já tivemos o privilégio de conhecer anteriormente: a competência, a inteligência política, o poder de articulação e a liderança de Flávio Dino. O ministro Dino assumiu já com essa responsabilidade imensa, de pacificar o país e preservar as instituições, e está conduzindo esse trabalho com o rigor necessário”.
No Maranhão, segundo o parlamentar, o mesmo tem acontecido sob a liderança do governador Carlos Brandão.
“O governador Carlos Brandão também mostrou, mais uma vez, que é um republicano, um político comprometido com a democracia. Em poucas horas, desmontou o acampamento de extremistas que havia em frente ao 24º Batalhão em São Luís, e esteve também em Brasília junto aos outros 26 governadores naquela caminhada histórica junto ao presidente Lula na praça dos três poderes”, disse.
“Brandão também é um líder nato, já mostrou que não tem medo de governar e que, acima de tudo, tem lado: o lado da democracia, do respeito às instituições, do povo. Enquanto Brandão esteve em Brasília para reiterar o compromisso do governo do Maranhão com o Estado Democrático de Direito, alguns poucos políticos maranhenses incitavam ou relativizavam os atos golpistas via redes sociais. Certamente não terão sucesso, pois, no Palácio dos Leões, há um homem sério e comprometido com o povo maranhense”.
Novo tempo
Marlon Botão disse, ainda, que as aventuras golpistas não vão tirar o foco do governo Lula na reconstrução do Brasil.
“Defendo o governo Lula, e participei de maneira ativa na campanha do presidente Lula em São Luís, para garantir a volta da cidadania, pelo resgate aos direitos fundamentais dos cidadãos, pelo combate à fome; o respeito às diferenças, pela preservação e fortalecimento da democracia do nosso país”, disse.
“Depois de quatro anos de um governo marcado pela violência, pelo desrespeito às instituições e à vida humana, enfim chegamos a um novo tempo. Nossa missão é reconstruir o Brasil, combater as desigualdades sociais, garantir água potável, comida no prato de cada brasileiro, garantir emprego e renda. Essa minoria extremista não vai conseguir impedir o resgate do brasil e dos brasileiros. Na Câmara Municipal de São Luís, nas comunidades da capital, na Zona Rural e na área Itaqui-Bacanga, seguirei trabalhando para garantir os direitos da nossa população”, finalizou.