Diante da ampla repercussão da matéria intitulada “Mulher com perfuração no esôfago e na aorta morre após ser rejeitada no Socorrão I”, postada na manhã desta quinta-feira neste blog, o diretor-geral do Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão I, Yglésio Moyses, divulgou nota na tentativa vã de desqualificar a informação.
Primeiro, chama o texto de contraditório, o que não procede, já que descrevi de forma objetiva todos os procedimentos aos quais a paciente morta foi submetida. E reitero: ela foi rejeitada pelo hospital, não na primeira vez, mas na segunda vez em que procurou atendimento, quando seu quadro já estava se agravando.
Alerto ainda que a equipe médica do Socorrão I não foi capaz, não sei por qual motivo, de detectar a perfuração também da aorta da paciente, lesão diagnosticada somente após a mesma ter sido submetida a exame no Hospital São Domingos, pertencente à rede particular.
Os fatos informados pelo autor do blog estão relatados em boletim de ocorrência registrado por familiares da paciente, inclusive a declaração de uma médica do Socorrão I de que as dores e demais sintomas que acometiam a mulher eram “psicológicos”. Tão logo eu tenha acesso ao documento, o reproduzirei aqui.
Beira o cinismo a alegação do diretor-geral do Socorrão I de que sem a identificação da paciente é impossível identificar os profissionais que a atenderam. Isso porque o nome da médica e demais integrantes da equipe podem ser levantados por meio de consulta ao banco de dados da unidade de saúde, seja na recepção, seja nos demais setores. Para facilitar o trabalho do hospital, o blog informou a data em que a mulher procurou atendimento no hospital (dias 1º e 2 deste mês).
Apesar da clara tentativa de desqualificar a matéria, o blog publica, na íntegra, os esclarecimentos do diretor-geral, em respeito aos leitores e ao bom jornalismo. Segue a nota:
NOTA A IMPRENSA
Sobre a informação veiculada no blogue do Daniel Matos e atendendo a demanda dos demais veículos da capital, o Hospital Municipal Djalma Marques, vem por meio desta se posicionar:
1 – A matéria postada no blogue do Daniel Matos em diversos pontos mostra-se contraditória, pois inicialmente ele informa que foi recusado o atendimento no Hospital Municipal Djalma Marques, porém em outros momentos ele descreve o atendimento: “A paciente, de 46 anos, foi atendida no último dia 1º naquela unidade de saúde após engolir, acidentalmente, uma espinha de peixe”, “Quando deu entrada no Socorrão I pela primeira vez, a mulher foi atendida” e “Examinada, dessa vez, por uma médica, a paciente foi orientada a procurar atendimento ambulatorial, de preferência no Centro de Saúde Paulo Ramos, na Rua do Passeio, no Centro”. Desta forma fica claro e evidente que o Socorrão I em nenhum momento rejeitou ou negou atendimento, como sugere o título da postagem.
2 – Nenhum médico ou qualquer outro profissional tem autorização para rejeitar qualquer paciente, uma vez que o HMDM faz parte do sistema público de saúde, sendo este universal e possibilitando atendimento a todos.
3 – Sem a devida identificação da paciente por parte do jornalista Daniel Matos que publicou a informação, não foi possível até o momento identificar quais profissionais realizaram o atendimento. Mas a Direção do Socorrão I aproveita para esclarecer, que ocorrendo à identificação, o profissional responsável pela paciente, terá sua conduta apurada pelo hospital.
Desta forma o HMDM repudia informações divulgadas na mídia, sem levar em conta um posicionamento da direção e reitera que a postagem divulgada não é verídica e não condiz com a atual postura da administração.
A direção se coloca à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.
Atenciosamente,
Yglésio Moyses
Diretor geral do Hospital Municipal Djalma Marques
DIRETORZINHO QUE TEM TEMPO PRARA ESTAR EM FACE PEDINDO COMIDA AO INVÉS DE IMPOR INSTUMENTOS DE TRABALHO DO GESTOR, E PASSA HORAS RESPONDENDO BLOGS, REALMENTE NÃO TEM O QUE FAZER….COM TODO RESPEITO AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO! VAI TRABALHAR DIRETORZINHO!!!!!!
É uma paca este Ylário Moisés, um pândega mesmo. Sinceramente, este prefeito de H esta com alguma divida séria com o Ylário ou precisando dele no Socorrão para desviar a atenção de outro lado da gestão de H. Talvez do calhau, daquele terrenão que vai ser do amigo fiel depositário