Emoção, alegria, saber e diversão marcaram a entrega da Biblioteca Comunitária Elisângela Cardoso pelo Projeto ‘Cidadania e Leitura’, neste sábado (15), na Vila Embratel. A inauguração reuniu representantes dos realizadores da iniciativa, convidados, familiares da homenageada e moradores, a maioria crianças, que participaram de atividades lúdicas de leitura, brincadeiras populares e teatro.
“É uma alegria triplicada, porque essa é a terceira biblioteca entregue pelo projeto na área Itaqui-Bacanga. E, além de homenagear a Elisângela Cardoso, essa biblioteca é um instrumento para a construção de cidadãos com consciência mais crítica e fortalecimento da vida da comunidade”, afirmou a bibliotecária Rosa Maria Ferreira Lima, coordenadora do projeto.
Diversificada e com atividades educativas e culturais, a programação ocupou o prédio da Biblioteca e a área externa da Igreja de Nossa Senhora do Povo, movimentando toda a comunidade. O ‘Cidadania e Leitura’ tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é desenvolvido pela Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão (SAB), em parceria com a Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga (ACIB) e Pastoral do Menor da Vila Embratel.
“É uma honra poder estar aqui fazendo essa homenagem, e é com muita humildade que a gente vem fazer essa referência, sabendo que essa Biblioteca vai dar continuidade ao grande sonho de Elisângela Cardoso, que era ser semente”, ressaltou a gerente de Relacionamento com a Comunidade da Vale, Débora Ferreira.
O presidente da Academia Maranhense de Letras, desembargador Lourival Serejo, presente à inauguração, destacou a importância da iniciativa. “A opção do livro é a saída para o jovem porque a leitura vai abrir a mente em qualquer profissão que escolher”, disse.
Emoção
Representando a família, o 1° tenente do Corpo de Bombeiros Arnaldo Correia Cardoso Junior, ficou emocionado com a homenagem à irmã. “A gente veio pobre do interior e sempre teve essa disposição porque se você estuda, você vai ter mais conhecimento. Por isso, essa biblioteca é muito importante para a Vila Embratel. Elisângela presente! Ela vai estar sempre aqui”, atestou ele.
Os moradores também elogiaram a iniciativa. “É muito bacana ter uma Biblioteca no nosso bairro, porque aprimora a leitura das crianças. Sempre que tiver programação, vou trazer minhas filhas”, observou o mecânico José Renato Galvão, que levou a filha Karla Geovana, de 6 anos, para conhecer o novo espaço de leitura. “O que eu mais gostei foi do livro sobre a floresta”, disse a menina, depois de manusear o rico acervo de clássicos literários da Biblioteca.
A programação foi movimentada, também, por apresentação do Palhaço Mixaria Show e pelo espetáculo “Caravana de Bonecos”, com a atriz e bonequeira Silvana Cartágenes. Ao final do roteiro de diversão e aprendizado, as crianças se deliciaram com lanche produzido por pequeno empreendedor da área.