A Marinha do Brasil divulgou os resultados da Operação Verão Amazônico, que inspecionou 6.135 embarcações, com 261 notificações e 56 apreensões. A ação foi realizada pelo Comando do 4º Distrito Naval, por meio de suas capitanias e agências subordinadas, para fiscalização do tráfego aquaviário nos estados do Amapá, Pará, Maranhão e Piauí.
As atividades ocorreram de 1º a 31 de julho, período em que é observado expressivo aumento do tráfego das embarcações de esporte e lazer devido ao período de férias na região Norte do país. O objetivo da ação foi conscientizar condutores e passageiros a navegar com segurança.
No Maranhão, equipes de inspeção naval permaneceram na orla metropolitana de São Luís e localidades previamente mapeadas com maior movimentação náutica. Foram verificados documentos das embarcações e habilitação dos condutores, bem como observados a existência e o estado de conservação do material de salvatagem, o limite de lotação da embarcação e demais regras para garantir a segurança da navegação.
Abordagens e notificações
A Capitania dos Portos do Maranhão abordou 611 embarcações e emitiu quatro notificações. Ainda foram realizados 65 testes de alcoolemia nos condutores de embarcações.
A Agência Fluvial de Imperatriz promoveu a operação em diversos municípios, como Ribamar Fiquene, Carolina, Estreito, Porto Franco, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios e São Pedro da Água Branca. Ao todo, foram 595 abordagens, com 39 notificações, 12 autuações e duas apreensões. Somados aos números da região metropolitana de São Luís, as a pesagens chegaram a 1.206 e as notificações somaram 43.
Também ocorreram atividades de conscientização para instituições náuticas e colônias de pescadores com a finalidade de fortalecer a mentalidade de segurança da navegação.
Com informações da Marinha do Brasil