Uma reunião realizada nesta quinta-feira (18) no município de Carolina, no sul do Maranhão, discutiu temáticas importantes ligadas aos problemas ocasionados pela construção da Hidrelétrica de Estreito e a expansão do programa Luz para Todos, do Governo Federal, no município.
Além do prefeito de Carolina, Ubiratan Jucá, participaram do encontro o secretário de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres, além do deputado estadual Antônio Pereira (DEM), vereadores do município e secretários.
Na pauta, foram apresentados os impactos causados pela construção da barragem, que ocasionou a formação de um rio que hoje compromete dezenas de casas do município. “Temos ciência dos problemas que se arrastam ao longo de anos e queremos encontrar, de forma conjunta, mecanismos que possibilitem, de forma imediata, a solução dos problemas que afetam a nossa cidade”, destacou o prefeito. Outra situação exposta pelo gestor foi a necessidade de expansão do programa Luz para Todos. “As comunidades afastadas precisam de energia elétrica”, assinalou.
De acordo com o secretário Ricardo Guterres, um documento será formulado e entregue à governadora Roseana Sarney informando as necessidades apresentadas durante a reunião. “Vamos solicitar a visita de uma equipe técnica para estudar os impactos causados pela barragem. A pasta do Meio Ambiente também será acionada para acompanhar o caso”, informou.
Sobre a energia, o secretário se comprometeu em levar o assunto ao conselho do programa Luz para Todos. “Vamos agilizar tanto o fornecimento quanto a expansão aos povoados da região e ainda outras 19 comunidades serão incluídas na lista para receber o programa ainda este ano”, finaliza.
Na próxima semana, o prefeito Ubiratan Jucá deverá ter uma reunião com a Secretaria de Meio Ambiente para tratar dos problemas apresentados.