Brasília, 19/04/2013 – O Ministério da Integração Nacional, em ação preventiva, realizará no sábado (20), a partir das 8h, um simulado de preparação de desastres naturais em São Luís, no Maranhão. A capacitação visa ensinar moradores de áreas de risco a agir em situações de desastre, como inundações e deslizamento de encostas. O treinamento ocorrerá no bairro Cidade Olímpica e a concentração pré-simulado será na Associação dos Moradores da Vila José Reginaldo Tavares.
De acordo com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, esse tipo de capacitação é importante para reafirmar a cultura da prevenção no país. “O simulado é a melhor ferramenta para preparar a população para a ocorrência de eventos extremos, de desastres naturais, seja uma forte chuva, seja um deslizamento, seja uma inundação”, esclarece.
Segundo o ministro, o resultado dos simulados promovidos pela Defesa Civil Nacional é bastante positivo. “A prática dos simulados que nós iniciamos desde 2011, e que vem sendo intensificada ao longo desse período que estamos à frente do Ministério da Integração Nacional, tem se revelado muito proveitosa no sentido de criar esse nova cultura que queremos”, destaca.
O treinamento na capital maranhense será baseado em uma situação de alagamento. Os agentes da defesa civil irão simular o resgate de vítimas devido ao transbordamento de um córrego. O Grupamento Tático Aéreo fará a retirada de pessoas feridas com helicóptero e o Corpo de Bombeiros promoverá o resgate por terra. Os moradores também serão deslocados de suas casas para o abrigo local mais próximo.
Para Fernando Fernandes de Almeida, agente da Defesa Civil do Estado do Maranhão, o simulado vai mostrar aos moradores como agir caso ocorra um desastre na região. Ele lembra que essa é a primeira vez que a população recebe esse tipo de capacitação. “Saber como agir no momento do desastre e identificar as rotas de fuga são os principais objetivos do simulado. As pessoas precisam saber identificar os abrigos temporários e ficar alerta para os sinais de evacuação”, orienta.
Desde terça-feira (16), mais de 45 agentes de defesa civil de 22 municípios maranhenses são capacitados pela Defesa Civil Nacional para atuar no simulado. Além disso, os profissionais que participam do curso recebem instruções sobre o uso do Cartão de Pagamento de Defesa Civil, instrumento que repassa recursos para regiões em situação de emergência ou calamidade pública; noções de legislação; Sistema Nacional de Monitoramento; entre outros assuntos.
Histórico
Em março, a Secretaria Nacional de Defesa Civil deu início aos simulados em toda Região Nordeste. O Maranhão é o sétimo estado a receber o treinamento. A partir das 15h, moradores do município Laranjeiras, em Sergipe, também serão capacitados pela Defesa Civil. Até agora, mais de mil pessoas já foram treinadas em Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Alagoas.
Serviço:
Simulado de Preparação para Desastres Naturais
Data: 20/4/2013 (sábado)
Local: São Luís (MA) – Bairro Cidade Olímpica. A concentração será na Associação dos Moradores da Vila José Reginaldo Tavares.
Horário: 8h
Fonte: Ministério da Integração Nacional
Em relação ao “desastre natural” dos Buracos em São Luis como vamos ? o Senhor Holanda está a revelar-se, tal como o seu antecessor um entusista do GOLF…é só buracos e esgoto a céu aberto pela cidade ! uma vergonha.