ABRH-MA debate ESG e reputação com especialista Adriana Vieira

A especialista em Gestão da Reputação e ESG Adriana Vieira é a palestrante convidada da ABRH-MA; no evento que vai debater “ESG: Competitividade e Reputação para o RH” nessa quarta – feira (30.04), na Pós- Graduação da UNDB , no Golden Shopping Calhau

A Associação Brasileira de Recursos Humanos secção Maranhão (ABRH-MA) promove nessa quarta – feira a palestra “ESG: Competitividade e Reputação para o RH”, para destacar as grandes oportunidades para empresas e profissionais de recursos humanos na área da Sustentabilidade.

A palestrante convidada da ABRH-MA é a especialista em ESG e Gestão da Reputação Adriana Vieira, CEO da InterMídia Comunicação Integrada; que conta com mais de vinte anos de experiência na comunicação corporativa e na gestão da reputação de diversas empresas; com forte expertise em gerenciamento de crises.

Jornalista, Pós Graduada em Marketing, Relações Públicas e Comunicação Corporativa; Adriana Vieira tem MBAs em ESG e Gerenciamento de Crises. Ela vai trazer dados atualizados e cases reais de como adotar a agenda ESG (sigla em inglês de Meio Ambiente, Social e Governança) nas pequenas, médias e grandes empresas; e como esse setor desponta atualmente, sendo um nicho de oportunidades para os profissionais de recursos humanos, entre outros.

“É quase impossível pensar em um futuro competitivo para empresas de todos os portes e segmentos sem incluir a adoção da agenda ESG (questões relacionadas ao Meio Ambiente, Social e Governança). E o que muitas empresas ignoram é que, já a partir do exercício do ano 2026 (com publicação no ano de 2027) a CVM / Comissão de Valores Mobiliários vai tornar obrigatório para empresas com ações na bolsa de valores, a publicação de seus relatos de sustentabilidade. Isso muda o jogo na cadeia de fornecedores, pois essas empresas vão precisar auditar e contratar somente fornecedores que estejam alinhados com as boas práticas de ESG, independente do tamanho da empresa fornecedora. Vivemos portanto, um momento de transição, no qual as pequenas e médias empresas também precisam se informar sobre esse tema e se engajar, para não perderem mercado. Para os profissionais de RH esse é um momento especial com um nicho de muitas oportunidades. E as empresas que adotarem a agenda ESG terão um ganho de Reputação que será sinônimo de mais competitividade. É um movimento virtuoso, onde todos saem ganhando, e também o planeta. É sobre tudo isso que vamos falar nesse evento tão especial” resumiu Adriana Vieira.

Adriana elogiou a iniciativa da ABRH-MA em priorizar esse tema e destacou que os profissionais de RH têm tudo para serem ainda mais estratégicos, nesse momento de transição e adoção do ESG:

“Todas as empresas precisam do apoio dos profissionais de RH para virar com sucesso essa chave da sustentabilidade. Não adianta as empresas terem metas arrojadas e uma gestão que adote as pautas Ambientais, Sociais e de Governança se os valores, a cultura e os comportamentos das pessoas da empresa não estiverem em sinergia e engajados em um genuíno processo de transformação. Costumo apontar o RH como o coração do ESG nas empresas. Todas as empresas precisam desse suporte do RH, seja de forma própria, seja de forma terceirizada. E as empresas de RH que trabalham externamente na seleção de pessoas, também precisam ter equipes atualizadas e bem capacitadas na agenda ESG, com cursos e letramentos específicos” completou a especialista em ESG.

Adriana Vieira é co-autora do livro best seller “ESG: Estratégia de Sucesso. Transformando pequenos e médios negócios” lançado pela Editora Lisboa. A obra, que funciona como um guia de letramento geral, é voltada especialmente para as PME´s (pequenas e médias empresas) e traz a agenda ESG abordada em diferentes setores, por um total de 22 autores. Em seu capítulo, que abre o livro, Adriana Vieira demonstra a intrínseca relação de ESG e Reputação Corporativa, e como ambos são essenciais para as empresas nesse momento de transição. Como destaca a autora, ESG e Reputação “não são mais uma questão de opção, mas de condição para existir no mercado global atual”.

Desde o ano de 2024, a empresa InterMídia Comunicação Integrada, oferece consultoria especializada para as pequenas e médias empresas que desejem ingressar nas práticas de ESG; além de oferecer cursos de letramento e formação de equipes em ESG, de forma customizada de acordo com a realidade e perfil de cada empresa.

“Integrar Sustentabilidade nas empresas vai muito além das exigências regulatórias, pressões de públicos (stakeholders) ou marketing; é algo que deve ser cosiderado como sobrevivência do negócio. E segundo a pesquisa Panorama ESG no Brasil, feita pela AMCHAM / Câmara Ameriana de Comércio em 2024; a agenda ESG cresceu cerca de 24% de 2023 para 2024 nas empresas brasileiras. Mas ainda há muito o que fazer, pois a pesquisa mostrou que 71% das empresas que adotam ESG no país, ainda estão em estágios iniciais dessa agenda” destacou Adriana Vieira.

O evento para associados da ABRH-MA acontece nessa quarta – feira (30.04), das 19h às 20h na sede da UNDB no Golden Shopping Calhau (segundo piso).

Últimas vagas para o curso “Vinhos & Experiência Sensorial” no Empório Fribal

Inscrições serão encerradas nessa segunda – feira (28.04)

Para quem deseja aprimorar seus conhecimentos sobre vinhos ou simplesmente vivenciar uma experiência sensorial única, o Empório Fribal anuncia as últimas vagas para o aguardado curso “Vinhos & Experiência Sensorial”, que será conduzido pelo renomado sommelier Afrânio Freitas.

O evento acontece nos dias 29 e 30 de abril, das 19h às 21h30, no Atelier Gourmet do Empório Fribal, localizado na loja da Ponta D´Areia. Durante duas noites, os participantes serão convidados a mergulhar no fascinante universo dos vinhos, explorando técnicas de degustação, análise sensorial e harmonização, sob a orientação desse experiente sommelier.

As vagas são limitadas e a procura tem sido intensa. Restam poucas unidades disponíveis, e as inscrições se encerram nesta segunda-feira, dia 28 de abril. Para garantir a participação, os interessados devem realizar a inscrição presencialmente na loja do Empório Fribal da Ponta D´Areia.

O sommelier Afrânio Freitas vai ministrar o curso “Vinhos & Experiência Sensorial”, que será realizado na loja do Empório Fribal na Ponta d´Areia dias 29 e 30.04

Mais do que um curso, a proposta é proporcionar uma imersão completa: aromas, sabores, história e cultura se unem em uma experiência pensada para quem deseja expandir seus sentidos e transformar seu relacionamento com o vinho.

Serviço

Local: Atelier Gourmet – Empório Fribal (Loja Ponta D’Areia)
Datas: 29 e 30 de abril
Horário: 19h às 21h30
Inscrições: Presenciais na loja Empório Fribal – Ponta D´Areia, até segunda-feira (28/04)

Banco é condenado por ligar 18 vezes ao dia para cliente de São Luís

Uma instituição bancária foi condenada a pagar o valor de 3 mil reais a título de indenização por dano moral. O motivo? Excesso de ligações diárias para o telefone do autor, dezoito em média. A ação tramitou no 4o Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de São Luís, e tratou de pedido de indenização por danos morais. O autor relatou que, desde o ano passado, tem recebido no seu celular muitas ligações diárias por parte da requerida, direcionadas a uma mulher chamada Maria. Seguiu afirmando não ter interesse em qualquer empréstimo e que o excesso de ligações estava prejudicando o seu trabalho e sossego.

Destacou, ainda, que os atendentes não cessaram com as ligações, sugerindo que ele parasse de atender, ou bloqueasse os números. Em contestação, o banco réu pediu pela improcedência dos pedidos. O Judiciário promoveu uma audiência de conciliação, mas as partes não chegaram a um acordo. “É necessário analisar as provas apresentadas pelas partes, como mensagens, ligações, registros de atendimento e demais documentos relevantes (…) Deve-se verificar se o requerido agiu de forma negligente na prestação de serviços e se as cobranças em nome de terceiro foram realizadas de maneira indevida”, observou o juiz Licar Pereira.

LIGAÇÕES E MENSAGENS COM COBRANÇAS

Para o magistrado, a parte requerida não comprovou possuir qualquer relação com o autor que originasse o excesso de ligações. “Com base nos fatos apresentados, é possível afirmar que houve uma falha na prestação de serviços por parte do requerido, uma vez que o autor vem sofrendo cobranças irregulares por meio de mensagens e ligações em nome de uma terceira pessoa, sem qualquer vínculo ou contato com ela (…) Além disso, as cobranças e contatos já ocorrem há algum tempo, conforme comprovado pelas provas juntadas”, pontuou.

E continuou: “Desse modo, o dano moral resta configurado pela inércia ou inação do demandado, quando o autor diligenciou, a fim de resolver a questão e nada foi feito, e, nessas circunstâncias, a responsabilidade do prestador do serviço é objetiva, nos exatos termos do Código de Defesa do Consumidor”. Por fim, decidiu pelo acolhimento dos pedidos do autor, condenando o banco, ainda, a parar com as ligações para o número do demandante.

Braide lidera disparado para governador, com quase 75% dos votos na Grande Ilha, aponta nova pesquisa

O vice-governador Felipe Camarão parece em segundo nas intenções de voto apuradas pelo Instituto Prever

Eduardo Braide, Felipe Camarão, Lahesio Bonfim e Orleans Brandão foram os mais bem colocados na pesquisa

Nova pesquisa de intenções de voto para governador do Maranhão, desta vez realizada pelo Instituto Prever, aponta o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), como líder disparado na disputa, com quase 75%, na estimulada. Com abrangência apenas nos quatro municípios da Grande Ilha – São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e São José de Ribamar -, a pesquisa mostra o vice-governador Felipe Camarão (PT) em segundo lugar, mas bem distante de Braide, com 7,1%.

Os demais nomes citados no levantamento realizado pelo Instituto Prever não registraram percentual expressivo de preferência do eleitorado. Após despontar na segunda colocação em todas as pesquisas anteriores, o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes Lahesio Bonfim (Novo) apareceu em quarto lugar, com minguados 2,7% de intenções de voto.

À frente de Lahesio Bonfim, o secretário de Estado de Assuntos Municipalista, Orleans Brandão, demonstrou ter certa densidade na Ilha e ficou em terceiro na pesquisa.

Confira os números da pesquisa:

SET lança, nessa terça-feira (29), app para recarga de cartões e pagamento de passagens

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) lançará mais um serviço avançado da nova Bilhetagem Eletrônica. Trata-se do app Bilhete Fácil SLZ, sistema eletrônico, via smartphone, para aquisição de créditos de transporte, pagamento de passagens e acesso aos demais serviços do Sistema Municipal de Transporte Coletivo de São Luís. Com o app, os usuários poderão fazer, de forma cômoda e rápida, a recarga dos seus cartões de transporte, pagando via pix, e pagar passagens por meio dos QR Codes disponibilizados nos validadores existentes nos Terminais de Integração e nos ônibus.

Campanha de divulgação do Bilhete Fácil também é veiculada em busdoor

Por meio do aplicativo Bilhete Fácil SLZ, os usuários de Passe Fácil e estudantes (meia passagem) poderão fazer a recarga dos seus cartões de forma bem moderna, cômoda e segura. O valor mínimo a ser adquirido é de R$ 2,10 e os créditos têm validade de 365 dias, contados a partir da data da aquisição. Com o app também, será possível fazer o cadastro do cartão para compra de recarga, valor a ser recarregado e escolha do meio de pagamento. O app não permitirá consultar saldos, créditos utilizados e movimentações, isso é feito nos próprios validadores. É um app para compra de créditos e pagamento de passagens.

Não será possível fazer a recarga de vale transporte, já que tal compra é feita pelas empresas ou órgãos públicos.

Ônibus que integram o sistema de transporte público de São Luís agora vão circular com novo serviço de pagamento de passagens

De acordo com a Diretoria do SET, o app é mais uma comodidade disponibilizada aos usuários de transporte público urbano e semiurbano. A diretoria afirma que tem buscado o que há de mais atual em tecnologia e inovação para os usuários. E o app é uma dessas ferramentas que facilitam muito a vida das pessoas, por isso, foi implantado no sistema para que os usuários recarreguem seus cartões com a ferramenta mais moderna e mais usada atualmente no Brasil, o pix, e paguem suas passagens por meio dos QR Codes disponibilizados nos validadores. É um app gratuito, assim como foi o cartão. O objetivo é garantir acesso facilitado aos serviços do SET.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima